Em biossegurança, o gerenciamento de resíduos do biotério é ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3157989 Veterinária
Em biossegurança, o gerenciamento de resíduos do biotério é de responsabilidade da instituição desde o momento da sua geração até seu destino final. Os resíduos sólidos gerados no biotério devem ser submetidos a um processo de tratamento específico de acordo com o grupo de classificação do resíduo, conforme descrito a seguir.

I. Resíduos perfurocortantes devem ser acondicionados em coletos estanques e rígidos, resistentes a ruptura, punctura e escarificação. Esses resíduos devem seguir para tratamento adequado ao tipo de contaminação a que tiverem sido submetidos.
II. Carcaças de animais e forrações das gaiolas de manutenção são resíduos que devem ser submetidos a processo de tratamento que promova uma redução de carga microbiana nível III e enviados para aterros licenciados.
III. O gerenciamento dos restos de insumos farmacêuticos, resíduos de saneantes e desinfetantes e de solventes utilizados nas diferentes atividades deve seguir as normas propostas pela legislação vigente, podendo variar de incineração, neutralização seguida de descarte simples na rede coletora de efluentes líquidos ou ainda disposição em aterro sanitário classe I.
IV. Os resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente e foram passíveis de reutilização, recuperação ou reciclagem, devem seguir para aterro sanitário convencional. Quando forem passíveis, devem atender às normas legais de higienização e descontaminação e às resoluções CONAMA pertinentes.

A qual grupo de resíduo sólido pertence, respectivamente, os tratamentos descritos nos itens I, II, III e IV?
Alternativas