Em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), o conju...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - gerenciar as estruturas e restrições dos bancos de dados.
Os metadados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) desempenham um papel fundamental no gerenciamento de como os dados estão organizados, suas estruturas e as regras (restrições) que devem ser seguidas. Eles são como um "catálogo" que contém definições sobre tabelas, colunas, tipos de dados, relações entre tabelas (chaves estrangeiras), procedimentos armazenados, triggers, índices e outros objetos de banco de dados.
O propósito dos metadados é duplo: primeiro, eles permitem ao SGBD saber não apenas quais dados estão armazenados, mas também como acessá-los e manipulá-los de forma eficiente. Segundo, eles são utilizados para garantir a integridade e a consistência dos dados, impondo regras e limitações que previnem a entrada de dados inválidos ou a criação de relações incorretas entre eles.
Portanto, a alternativa correta é a lettera C, pois ela capta com precisão a função essencial dos metadados: gerenciar as estruturas e restrições dos bancos de dados. Esse gerenciamento inclui a descrição de todas as características técnicas do armazenamento de dados e as operações que podem ser realizadas sobre eles.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fonte: Documentação do PostgreSQL 8.0.0
GAB. C
Gerenciar as estruturas e restrições dos bancos de dados.
- Metadados em um (SGBD) desempenham um papel fundamental no gerenciamento de como os dados estão organizados, suas estruturas e as regras (restrições) que devem ser seguidas.
- Eles são como um "catálogo" que contém definições sobre tabelas, colunas, tipos de dados, relações entre tabelas (chaves estrangeiras), procedimentos armazenados, triggers, índices e outros objetos de banco de dados.
Complementando o comentário dos colegas, são exemplos de itens que compõem um dicionário de dados:
nome da relação; nome dos atributos de cada relação; domínio dos atributos; e definição de chaves primárias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo