A respeito da partícula destacada abaixo, assinale a altern...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234084 Português
Das vantagens de ser bobo

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar no mundo.

– O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: “Estou fazendo. Estou pensando.”

– Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem à ideia.

– O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não veem.

– Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os veem como simples pessoas humanas. – O bobo ganha liberdade e sabedoria para viver.

– O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes o bobo é um Dostoiévski.

– Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar-refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era a de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro.

– Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranquilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado.

– O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo nem nota que venceu.

– Aviso: não confundir bobos com burros.

– Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a frase célebre: “Até tu, Brutus?”

[...]

É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

Clarice Lispector
A respeito da partícula destacada abaixo, assinale a alternativa que apresente a sua classificação morfológica bem como a explicação adequada de seu uso:
Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!
Alternativas: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos resolver a questão juntos.

Alternativa correta: E - Interjeição, pois apenas expressa um sentimento, não contribuindo ativamente para a semântica do enunciado.

Análise da questão:

A questão pede que identifiquemos a classificação morfológica da partícula "Ah" no enunciado "Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!". Para resolver essa questão, precisamos entender como cada classe gramatical se comporta.

Justificativa da alternativa correta:

A interjeição "Ah" é usada principalmente para expressar sentimentos ou emoções, como surpresa, dor, alegria, etc. Ela não tem um papel gramatical dentro da estrutura da frase, mas sim um papel expressivo. No caso do enunciado, "Ah" expressa um sentimento de exaltação ou lamento, o que confirma sua classificação como interjeição.

Análise das alternativas incorretas:

A - Preposição: A preposição é uma palavra que estabelece relação entre dois termos, mas "Ah" não estabelece nenhum tipo de relação gramatical entre palavras ou frases. Portanto, esta alternativa está incorreta.

B - Conjunção subordinativa: A conjunção subordinativa une orações, estabelecendo uma relação de dependência entre elas. No enunciado, "Ah" não está unindo orações, apenas expressando um sentimento, então esta alternativa está errada.

C - Pronome exclamativo: Pronomes exclamativos introduzem exclamações e substituem ou acompanham os substantivos, mas "Ah" não age como pronome. Logo, está incorreto.

D - Conjunção coordenativa aditiva: A conjunção coordenativa aditiva serve para unir orações ou termos que têm a mesma função sintática, adicionando uma ideia a outra. O "Ah" do enunciado não adiciona uma ideia, mas sim expressa um sentimento, logo, esta alternativa não está correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA E

As interjeições constituem uma classe de palavras cuja função é a de expressar surpresa, susto, hesitação, alegria etc. por parte do emissor do enunciado, além disso podem ser utilizadas também para chamar a atenção do interlocutor do texto.

Exemplos:

  • Admiração: “Ah!”, “Oh!”, “Uau!”.
  • Alívio: “Ufa!”, “Ah!”, “Uh!”.
  • Animação: “Coragem!”, “Vamos!”, “Força!”.
  • Apelo: “Ei!”, “Oh!”, “Psiu!”.
  • Aplauso: “Bravo!”, “Bis!”, “Eh!”.
  • Desejo: “Oh!”, “Tomara!”, “Oxalá!”.
  • Dor: “Ai!”, “Ui!”, “Oh!”.
  • Dúvida: “Hum?!”, “Hein?!”, “Hã?!”.
  • Espanto: “Eita!”, “Ué!”, “Oxente!”, “Uai!”.
  • Frustração/impaciência: “Arre!”, “Puxa!”, “Ave!”.
  • Imposição de silêncio: “Xiu!”, “Psiu!”, “Silêncio!”.
  • Satisfação: “Oba!”, “Eba!”, “Irra!”.
  • Saudação/despedida: “Alô!”, “Ei!”, “Salve!”, “Olá!”, “Oi!”, “Tchau!”.
  • Suspensão: “Chega!”, “Basta!”, “Alto lá!”.

Faça simulados comigo no YouTube

Interjeição não deveria vir acompanhada de "!" ?

GAB: E

Interjeição é toda palavra que expressa sentimentos e emoções de formas variadas. Exemplos: ah!, ufa!, oba!, etc. As interjeições aparecem quase sempre seguidas de um ponto de exclamação, que pode estar imediatamente depois delas ou no final da frase.

No caso em questão o ponto de exclamação esta no final da frase.

Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

Só lembrei dos gibis que lia kkkkkk

Mais fácil do que enganar petista alucinado né !!. kkkkkkkkkkkkkk.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo