Paciente de 13 anos comparece à Unidade de Pronto Atendimen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2400615 Medicina
Paciente de 13 anos comparece à Unidade de Pronto Atendimento com relato de início agudo de vermelhidão, sensação de areia, queimação e secreção ocular. Afirma que ao despertar teve dificuldade em abrir os olhos, pois pálpebras pareciam estar “coladas”. Ao exame físico, detectou-se a presença de edema palpebral e secreção ocular mucopurulenta. Diante do caso ora apresentado, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada a ser realizada. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Antibióticos tópicos 4x ao dia por até 1 semana.

Vamos entender melhor a questão e as razões por trás da escolha da condução mais adequada.

O paciente de 13 anos apresenta sintomas clássicos de conjuntivite bacteriana, uma condição bastante comum em unidades de pronto atendimento. Os sinais e sintomas mencionados, como vermelhidão, sensação de areia nos olhos, queimação, secreção ocular e dificuldade em abrir os olhos pela manhã, são indicativos claros dessa condição. Além disso, a presença de edema palpebral e secreção ocular mucopurulenta reforça ainda mais o diagnóstico.

Agora, vejamos porque a alternativa A é a mais correta:

A - Antibióticos tópicos 4x ao dia por até 1 semana: A conjuntivite bacteriana geralmente responde bem ao tratamento com antibióticos tópicos. O uso de antibióticos tópicos 4 vezes ao dia durante uma semana é uma conduta padrão e eficaz para erradicar a infecção. Este tratamento ajuda a reduzir a duração dos sintomas e a prevenir complicações.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - Azitromicina 2mg de 12/12hrs por 7 dias: Embora a azitromicina seja um antibiótico eficaz, é mais comumente usada para infecções sistêmicas. O tratamento de conjuntivite bacteriana é melhor abordado com antibióticos tópicos, que agem diretamente no local da infecção e têm menor probabilidade de causar efeitos colaterais sistêmicos.

C - Ciclosporina a 0,05% duas vezes ao dia: A ciclosporina é um agente imunossupressor utilizado principalmente no tratamento de condições crônicas, como a ceratoconjuntivite seca (síndrome do olho seco) grave. Não é indicada para o tratamento de conjuntivite bacteriana aguda.

D - Solução de nitrato de prata a 1%: O nitrato de prata foi utilizado historicamente para prevenir a conjuntivite gonocócica neonatal, mas não é indicado para o tratamento de conjuntivite bacteriana comum. Além disso, seu uso pode causar irritação ocular significativa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão descreve um paciente pediátrico com sintomas típicos de conjuntivite infecciosa: vermelhidão ocular, sensação de corpo estranho (sensação de areia), queimação, secreção ocular e dificuldade para abrir os olhos ao acordar devido a secreção ressecada que adere às pálpebras (pálpebras "coladas"). O exame físico revela edema palpebral e secreção ocular mucopurulenta, consolidando a suspeita de conjuntivite bacteriana. A conduta mais adequada para este quadro é o uso de antibióticos tópicos, como indicado na alternativa A. Os antibióticos tópicos são o tratamento de primeira linha para conjuntivite bacteriana, especialmente em casos leves a moderados, e devem ser aplicados várias vezes ao dia para garantir a eficácia. A terapia geralmente é prescrita por cerca de uma semana, variando conforme a resposta clínica. As outras alternativas (B, C e D) não são apropriadas para o tratamento inicial de conjuntivite bacteriana: a azitromicina oral (B) pode ser reservada para casos específicos; a ciclosporina tópica (C) é utilizada para tratamento de condições inflamatórias crônicas, como a conjuntivite alérgica, e não infecciosa; e a solução de nitrato de prata a 1% (D) é usada profilaticamente para prevenir oftalmia neonatal e não é um tratamento indicado para conjuntivite bacteriana em crianças mais velhas. Portanto, a alternativa A é a resposta correta, pois corresponde ao tratamento convencional e mais adequado para conjuntivite bacteriana aguda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo