A Revolução Industrial foi o evento que proporcionou o iníc...
A Revolução Industrial foi o evento que proporcionou o início e o desenvolvimento da Administração como ciência baseada em uma crescente especialização do trabalho humano. O século XX trouxe consigo uma grande quantidade de teorias administrativas. De acordo com Chiavenato (2003), as teorias mais importantes e que mais contribuíram para o desenvolvimento das organizações foram: Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Teoria da Burocracia; Teoria Estruturalista; Teoria Comportamental, dentre outras.
Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde à teoria administrativa que pretendeu elaborar uma Ciência de Administração para estudar e tratar a Administração, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (35)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa questão é passível de anulação, pois Segundo o Livro de Chiavenato Administração Geral e Púbica para concursos:
"Para Taylor, (Autor da teoria da Administração científica) a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração". (CHIAVENATO, 2014, p.5).
Essa é a abordagem de Taylor. Mesmo que Fayou também fale de ciência aplicada à administração não corresponde ao gabarito, como afirmado pela banca.
Questão louca, ao meu ver, não tem nada a haver.
Teoria da Administração Científica:
Desenvolvido por Taylor no início do século XX com o objetivo de maximizar o desempenho das organizações através do atingimentos do melhor desempenho possível no exercício das tarefas, reduzindo as perdas e os desperdícios de qualquer natureza. Os elementos da Administração Científica de Taylor são os seguintes:
· Estudo de tempos e movimentos;
· Supervisão funcional;
· Padronização de ferramentas e instrumentos;
· Planejamento das tarefas e dos cargos;
· A utilização da régua de cálculo e instrumentos para ganhar tempo;
· Fichas de instrução de serviços;
· Prêmios de produção pela execução eficiente da tarefa;
· Delineamento das rotinas de trabalho.
Frederick Taylor propunha a chamada supervisão funcional, que é a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em uma determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados.
Teoria Clássica:
Fayol definiu a administração como um conjunto de diferente atividade que representa a função do administrador: Fayol procurou explicar as características da função administrativa.
Para Fayol, à medida que as pessoas se elevam na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Assim, para o nível estratégico, a capacidade principal do executivo deve ser a administrativa.
"A teoria clássica pretendeu elaborar uma Ciência de Administração para estudar e tratar a organização e a Administração cientificamente, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas".
Livro Teoria geral da administração, Volume 1 - Idalberto Chiavenato - pg 104
...Ano 2019 mas cobrando livro de 2001.
Cabe anulação.
A Teoria Clássica abrange a Escola Clássica de Fayol e a Administração Científica de Taylor. Gabarito B corretíssimo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo