Em relação aos tipos de cateteres venosos centrais, conside...
I - A ponta está localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava, podendo possuir lúmen único ou duplo. Tem como indicações a administração de antibióticos, terapia nutricional parenteral e na quimioterapia.
II - A principal característica desses cateteres é o fato de serem tunelizados, podendo permanecerem implantados por meses e até anos. Suas principais indicações são hemodiálise, nutrição parenteral total ou quimioterapia.
III - É implantado diretamente no local da punção venosa. Indicado para infusão de volume, medicamentos e monitoração da pressão venosa central e hemodiálise por curto período.
Essas afirmativas correspondem respectivamente:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (18)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - I- Cateter venoso central inserido perifericamente, II- Cateter venoso central de longa permanência, III- Cateter venoso central temporário.
Vamos entender por que essa é a opção correta e analisar cada uma das alternativas.
I - Cateter venoso central inserido perifericamente (PICC)
O PICC é um tipo de cateter venoso central cuja ponta está localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava. Ele pode ter lúmen único ou duplo e suas principais indicações incluem a administração de antibióticos, terapia nutricional parenteral e quimioterapia.
II - Cateter venoso central de longa permanência
Estes cateteres são tunelizados, o que significa que eles percorrem uma certa distância sob a pele antes de entrar na veia. Isso ajuda a reduzir o risco de infecção. Eles podem permanecer implantados por meses ou até anos, sendo indicados para hemodiálise, nutrição parenteral total ou quimioterapia.
III - Cateter venoso central temporário
Este tipo de cateter é implantado diretamente no local da punção venosa e é usado para infusões de curto período. É indicado para infusão de volume, medicamentos, monitoração da pressão venosa central e hemodiálise por curto período.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - A opção sugere que o Cateter venoso central temporário está descrito na afirmativa I, mas esta descreve claramente um PICC.
Alternativa B - Afirmar que o Cateter venoso central de longa permanência está na afirmativa I é incorreto, pois esta descreve um PICC. Além disso, a afirmativa II corretamente descreve um cateter de longa permanência.
Alternativa C - Troca as descrições dos cateteres, colocando o de longa permanência na afirmativa I e o temporário na afirmativa II, o que está incorreto.
Alternativa D - Esta alternativa mistura incorretamente as descrições, colocando o PICC na afirmativa I, o que é correto, mas inverte as demais descrições.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo