Na manchete “Insulina inalável passa a ser vendida no Brasil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623402 Português
Insulina inalável passa a ser vendida no Brasil em 3 doses

       Uma insulina inalável que pode substituir, em parte, as picadas diárias de injeção dos diabéticos chegou ao mercado brasileiro.
      A insulina inalável foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em junho de 2019 e será vendida em três dosagens (4, 8 e 12 UI, ou unidades internacionais, de insulina), em embalagens com 90 e 180 refis, e dois inaladores por caixa. A dosagem recomendada deve ser indicada pelo médico.
Fonte: (Jornal Correio da Paraíba, 12 de fevereiro de 2020).
Na manchete “Insulina inalável passa a ser vendida no Brasil em 3 doses”, as palavras sublinhadas são classificadas morfologicamente, na sequência, como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos analisar a questão e entender cada uma das alternativas apresentadas.

Alternativa correta: E - substantivo, adjetivo, substantivo e substantivo.

Para resolver essa questão, precisamos identificar a classe gramatical de cada palavra sublinhada na manchete: "Insulina inalável passa a ser vendida no Brasil em 3 doses".

Insulina: É um substantivo. Substantivo é a classe de palavras que nomeia seres, objetos, lugares, sentimentos etc. Neste caso, "insulina" é o nome da substância.

Inalável: É um adjetivo. Adjetivo é a classe de palavras que caracteriza ou qualifica o substantivo. Aqui, "inalável" qualifica a insulina, descrevendo uma característica dela.

Brasil: É um substantivo. Assim como "insulina", "Brasil" é um nome próprio que designa um país.

Doses: É um substantivo. "Doses" nomeia uma quantidade específica de algo, no caso, da insulina inalável.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A - "verbo, substantivo, adjetivo e substantivo": Esta alternativa está incorreta porque "insulina" não é um verbo; é um substantivo. "Inalável" não é um substantivo; é um adjetivo. "Brasil" não é um adjetivo; é um substantivo.

Alternativa B - "substantivo, substantivo, substantivo e substantivo": Esta alternativa está incorreta porque "inalável" não é um substantivo; é um adjetivo.

Alternativa C - "adjetivo, adjetivo, substantivo e pronome": Esta alternativa está incorreta porque "insulina" e "Brasil" são substantivos, não adjetivos. Além disso, "doses" é substantivo, não pronome.

Alternativa D - "adjetivo, adjetivo, adjetivo e pronome": Esta alternativa está incorreta porque "insulina" e "Brasil" são substantivos, não adjetivos. "Doses" é substantivo, não pronome.

Perceba que identificar corretamente a classe gramatical de cada palavra é crucial para resolver questões de morfologia em concursos públicos. Treine bastante essa habilidade!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab : E

Insulina inalável passa a ser vendida no Brasil em 3 doses

INSULINA : Substantivo

INALÁVEL: Caracteriza INSULINA, logo temos adjetivo

BRASIL: Temos um substantivo

DOSES: Temos um substantivo.

A questão é sobre classes gramaticais e quer que identifiquemos a classificação morfológica das palavras sublinhadas são classificadas, na sequência em Insulina inalável passa a ser vendida no Brasil em 3 doses. Vejamos:

 . 

A) verbo, substantivo, adjetivo e substantivo.

Errado. "Insulina" é um substantivo. "Inalável" é um adjetivo que qualifica o substantivo "insulina". "Brasil" e "dose" são substantivos.

Verbo: palavra variável que exprime um processo. Ao indicar um fato situado no tempo, o verbo pode exprimir ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.

Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

 . 

B) substantivo, substantivo, substantivo e substantivo.

Errado. "Insulina" é um substantivo. "Inalável" é um adjetivo que qualifica o substantivo "insulina". "Brasil" e "dose" são substantivos.

 . 

C) adjetivo, adjetivo, substantivo e pronome.

Errado. "Insulina" é um substantivo. "Inalável" é um adjetivo que qualifica o substantivo "insulina". "Brasil" e "dose" são substantivos.

Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

 . 

D) adjetivo, adjetivo, adjetivo e pronome.

Errado. "Insulina" é um substantivo. "Inalável" é um adjetivo que qualifica o substantivo "insulina". "Brasil" e "dose" são substantivos.

 . 

E) substantivo, adjetivo, substantivo e substantivo.

Certo. "Insulina" é um substantivo. "Inalável" é um adjetivo que qualifica o substantivo "insulina". "Brasil" e "dose" são substantivos.

 . 

Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

 . 

Gabarito: Letra E

Assertiva E

substantivo, adjetivo, substantivo e substantivo.

“Insulina inalável passa a ser vendida no Brasil em 3 doses

GABARITO E

Insulina inalável passa a ser vendida no Brasil em 3 doses”, 

Forçando a barra :

( A ) Insulina = Substantivo

Regrinha do " TÃO" ... Se fizer sentido = Adjetivo...

( Tão ) Inaliável..

( O ) Brasil

____________________________

Bons estudos!

inalável é adjetivo devido ser uma característica de insulina 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo