"O correto funcionamento da cadeia de frio envolve recursos...
Diante disso, marque a alternativa que aponta corretamente a duração da estabilidade/validade do imunobiológico Pneumo 23 utilizado habitualmente nos CRIE:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - A alternativa propõe que a duração da estabilidade/validade do imunobiológico Pneumo 23 utilizado no CRIE é: validade de 60 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem, estando incorreta, apresentando valor superior ao Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais do Ministério da Saúde.
B) Incorreta - A alternativa propõe que a duração da estabilidade/validade do imunobiológico Pneumo 23 utilizado no CRIE é: Validade de 12 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem, estando incorreta, apresentando valor inferior ao Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais do Ministério da Saúde.
C) Incorreta - A alternativa propõe que a duração da estabilidade/validade do imunobiológico Pneumo 23 utilizado no CRIE é: Validade de 36 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Uso imediato, estando incorreta, apresentando valor superior ao Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais do Ministério da Saúde.
D) Incorreta - A alternativa propõe que a duração da estabilidade/validade do imunobiológico Pneumo 23 utilizado no CRIE é: Validade de 48 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Uso imediato, estando incorreta, apresentando valor superior ao Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais do Ministério da Saúde..
E) Correta - Conforme Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais do Ministério da Saúde, a vacina Pneumo 23, deve ficar em temperatura de +2ºC a +8ºC. Não deve ser congelada, possui validade de 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Aparência normal: Solução transparente e incolor.
Gabarito: Letra E
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis. Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo