As infecções de sítio cirúrgico (ISC) permanecem nos dias a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201908 Enfermagem
As infecções de sítio cirúrgico (ISC) permanecem nos dias atuais como um dos principais riscos à segurança dos pacientes nos serviços de saúde no Brasil (ANVISA, 2017).
Diante disso, assinale a alternativa que apresenta critérios maiores de endocardite para definir infecção relacionada a marcapasso: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Temperatura ≥ 38°C é um critério menor, porém embolização arterial não é um critério. Alternativa A está errada.

Hemocultura persistentemente positiva é um critério maior, porém temperatura ≥ 38°C é um critério menor. Alternativa B está errada.

Massa oscilante no cabo do marcapasso é uma evidência de envolvimento do endocárdio (não é um critério maior) e glomerulonefrite não é um critério. Alternativa C está errada.

Hemocultura positiva para Streptococcus viridans e abscesso em contato com o cabo do marca-passo são critérios maiores. Alternativa D está correta.

Lesões de Janeway é um critério menor. Alternativa E está errada.


Gabarito do Professor: Letra D


Bibliografia

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está perguntando sobre os critérios maiores de endocardite que definem uma infecção relacionada ao marcapasso. A endocardite é uma inflamação do endocárdio, a camada interna do coração, geralmente causada por uma infecção bacteriana. A alternativa D é a correta, pois a presença de Streptococcus viridans em uma hemocultura é um forte indicador de endocardite, assim como a formação de um abscesso em contato com o cabo do marcapasso. Isso ocorre pois o Streptococcus viridans é uma bactéria comumente associada à endocardite infecciosa, e o abscesso indica um processo inflamatório e infeccioso. Estes são critérios maiores para o diagnóstico de endocardite de acordo com os critérios de Duke, um conjunto de critérios utilizados para diagnosticar a endocardite infecciosa. As outras alternativas não fornecem a combinação correta de sintomas e indicadores para o diagnóstico de endocardite.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo