A computação na nuvem vem ganhando cada vez mais espaço ent...
I. Representa a categoria mais simples, já que funciona praticamente da mesma forma, independentemente do fornecedor de nuvem escolhido. De forma geral, oferece uma infraestrutura de TI automatizada e escalonável – armazenamento, hospedagem, redes – de seus próprios servidores globais, cobrando apenas pelo que o usuário consome. Dessa forma, em vez de adquirir licenças de software ou servidores próprios, as empresas podem simplesmente alocar recursos de forma flexível a partir das suas necessidades. II. Representa o modelo de maior dificuldade para ser definido, sendo a ideia fornecer todos os conceitos básicos da tecnologia, assim como as ferramentas e os recursos necessários para desenvolver e gerenciar aplicativos com segurança sem precisar se preocupar com a infraestrutura. São exemplos os servidores que hospedam sites, sendo o setor dominado por gigantes da tecnologia, que têm capacidade para oferecer uma ampla gama de recursos aos clientes em uma mesma plataforma. III. Representa a categoria em que um software é hospedado por terceiros e pode ser acessado pela web, geralmente bastando um login, sendo que a empresa contrata um plano de assinatura e utiliza os programas necessários para os negócios. Nesse sentido, é uma tecnologia muito mais interessante para o uso de aplicativos específicos, como os de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
Os tipos descritos em I, II e III são conhecidos, respectivamente, pelas siglas
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Vamos entender por que a alternativa B está correta.
A questão aborda um tema fundamental em Cloud Computing (Computação em Nuvem) ao descrever os três principais modelos de serviço: IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service) e SaaS (Software as a Service). Esses modelos são essenciais para entender como as empresas podem utilizar recursos de TI de forma flexível, escalável e econômica.
Agora, vamos analisar cada descrição para entender por que a alternativa B - IaaS, PaaS e SaaS é a correta:
I. Representa a categoria mais simples, já que funciona praticamente da mesma forma, independentemente do fornecedor de nuvem escolhido. De forma geral, oferece uma infraestrutura de TI automatizada e escalonável – armazenamento, hospedagem, redes – de seus próprios servidores globais, cobrando apenas pelo que o usuário consome.
Essa descrição é típica do IaaS (Infrastructure as a Service). O modelo IaaS fornece infraestrutura de TI virtualizada, permitindo que as empresas aluguem servidores, redes e armazenamento conforme necessário, sem precisar investir em hardware físico.
II. Representa o modelo de maior dificuldade para ser definido, sendo a ideia fornecer todos os conceitos básicos da tecnologia, assim como as ferramentas e os recursos necessários para desenvolver e gerenciar aplicativos com segurança sem precisar se preocupar com a infraestrutura.
Este parágrafo descreve o PaaS (Platform as a Service). O PaaS oferece uma plataforma completa para desenvolvimento e implantação de aplicativos, incluindo ferramentas e serviços necessários, permitindo que os desenvolvedores se concentrem no desenvolvimento sem se preocupar com a infraestrutura subjacente.
III. Representa a categoria em que um software é hospedado por terceiros e pode ser acessado pela web, geralmente bastando um login, sendo que a empresa contrata um plano de assinatura e utiliza os programas necessários para os negócios.
Essa descrição refere-se ao SaaS (Software as a Service). No modelo SaaS, o software é hospedado na nuvem e acessado via internet, geralmente mediante assinatura, como é o caso de aplicativos de CRM (Customer Relationship Management).
Compreender esses conceitos é fundamental para quem deseja se aprofundar em Cloud Computing e se preparar adequadamente para concursos públicos que abordem este tema.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CASO ALGUEM FIQUE ENTRE B e E.
Chave do II é a palavrinha desenvolver.
Software como serviço (SaaS — software as a service) — um ou mais aplicativos (como processadores de texto ou planilhas) disponíveis pela Internet
Plataforma como serviço (PaaS — platform as a service) — uma pilha de software pronta para o uso de aplicativos pela Internet (por exemplo, um servidor de banco de dados)
Infraestrutura como serviço (IaaS — infrastructure as a service) — servidores ou espaço de armazenamento disponível pela Internet (por exemplo, espaço de armazenamento disponível para fazer cópias de backup de dados de produção)
Silberschatz
não tem como ficar em duvida entre a B e a E.
Ta na própria descrição da questão que a primeira é infraestrutura, eles falam exatamente que é infraestrutura na primeira descrição com essas palavras. Na segunda tambem fala que é plataforma, eu nem li a terceira
b-
IaaS- Infrastructure-as-a-Service
This cloud service model is the closest to managing physical servers; a cloud provider will keep the hardware up-to-date, but operating system maintenance and network configuration is up to you as the cloud tenant. For example, Azure virtual machines are fully operational virtual compute devices running in Microsoft datacenters. An advantage of this cloud service model is rapid deployment of new compute devices. Setting up a new virtual machine is considerably faster than procuring, installing, and configuring a physical server.
PaaS- Platform-as-a-Service
This cloud service model is a managed hosting environment. The cloud provider manages the virtual machines and networking resources, and the cloud tenant deploys their applications into the managed hosting environment. For example, Azure App Services provides a managed hosting environment where developers can upload their web applications, without having to worry about the physical hardware and software requirements.
SaaS - Software-as-a-Service
In this cloud service model, the cloud provider manages all aspects of the application environment, such as virtual machines, networking resources, data storage, and applications. The cloud tenant only needs to provide their data to the application managed by the cloud provider. For example, Microsoft Office 365 provides a fully working version of Microsoft Office that runs in the cloud. All you need to do is create your content, and Office 365 takes care of everything else.
fonte: microsoft azure learning path
Não tem como errar: Palavras chaves !!!
R: B
Infraestrutura como serviço (IaaS — infrastructure as a service): "I" de "INFRAESTRUTURA e SERVIDORES".
Plataforma como serviço (PaaS — platform as a service) : "P" de "PROVEDORES" e " FORNECEDORES".
Software como serviço (SaaS — software as a service) : "S" de "SOFTWARE" e "APLICATIVOS".
B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo