A manifestação clínica de um desequilíbrio no sistema paras...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2467600 Enfermagem
A manifestação clínica de um desequilíbrio no sistema parasito-hospedeiro-ambiente, causado pelo aumento da patogenicidade do parasita em relação aos mecanismos de defesa anti-infecciosa do hospedeiro, ou seja, pela quebra da relação harmoniosa entre as defesas do nosso corpo, o número e a virulência dos germes, propiciando a invasão deles nos órgãos do corpo, é denominada doença:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - infecciosa.

A questão aborda um conceito fundamental em Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, que é a caracterização das doenças a partir dos seus mecanismos de transmissão e manifestação.

Vamos analisar o enunciado: ele descreve uma situação onde há um desequilíbrio no sistema parasito-hospedeiro-ambiente, resultando em uma invasão de germes nos órgãos do corpo humano. Esse desequilíbrio ocorre quando a patogenicidade (capacidade do parasita de causar doença) é superior aos mecanismos de defesa do hospedeiro, levando a uma doença infecciosa.

Agora, vamos justificar as alternativas:

B - infecciosa: Esta é a alternativa correta. Doenças infecciosas são causadas por organismos como bactérias, vírus, fungos ou parasitas, que podem invadir o corpo humano devido a um desequilíbrio no sistema parasito-hospedeiro-ambiente. O enunciado descreve precisamente essa situação.

A - ocupacional: Doenças ocupacionais são aquelas relacionadas ao ambiente de trabalho e não necessariamente envolvem a invasão de patógenos no corpo. Exemplos incluem lesões por esforços repetitivos ou doenças respiratórias causadas por inalação de substâncias tóxicas.

C - sistêmica: Doenças sistêmicas afetam múltiplos órgãos ou o corpo inteiro, mas o termo não especifica a causa da doença. Pode ser infecciosa, autoimune, metabólica, entre outras. O enunciado foca especificamente na invasão de patógenos, o que não é exclusivo de doenças sistêmicas.

D - crônica: Doenças crônicas são aquelas de longa duração e geralmente de progressão lenta, como diabetes, hipertensão e osteoartrite. Elas não são necessariamente causadas por patógenos, e sim por fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

Portanto, a alternativa correta é B - infecciosa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra B - infecciosa. A questão aborda o conceito de uma doença causada por um agente infeccioso (como vírus, bactérias, fungos ou parasitas) e a descrição do cenário em que a patogenicidade do agente supera os mecanismos de defesa do hospedeiro. Uma doença infecciosa ocorre justamente quando este equilíbrio é rompido e o agente infeccioso é capaz de invadir, se multiplicar e causar dano no organismo do hospedeiro. As outras alternativas representam diferentes tipos de doenças que não correspondem à descrição fornecida: A - ocupacional, está relacionada a condições de trabalho; C - sistêmica, se refere a enfermidades que afetam vários órgãos ou o corpo como um todo, mas não necessariamente por agentes infecciosos; D - crônica, refere-se a doenças de longa duração e geralmente de progressão lenta, que também não correspondem à descrição de um desequilíbrio específico entre parasita e hospedeiro. Portanto, "infecciosa" é a resposta que melhor se encaixa no contexto da pergunta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo