Determinada região, sob a vigência de período de defes...
I Manoel, pescador artesanal de camarão; II José, pescador artesanal de crustáceo e músico empregado; III Flávio, pescador profissional de tainha; IV Maria, pescadora artesanal e beneficiária de pensão por morte.
Nessa situação hipotética, durante o período em apreço,
Maria, ainda que beneficiária de pensão por morte, tem direito ao seguro-desemprego.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO
Lei 10779
Art 2º § 1 Para fazer jus ao benefício, o pescador não poderá estar em gozo de nenhum benefício decorrente de benefício previdenciário ou assistencial de natureza continuada, exceto pensão por morte e auxílio-acidente.
O seguro defeso é um seguro desemprego, e como já sabemos, o seguro-desemprego pode ser acumulado com pensão por morte e auxílio-acidente.
Deveria ter sido anulada, pois não diz qual o pescado a qual Maria se dedica.
CORRETO
O recebimento da pensão por morte não impede o recebimento o seguro-desemprego. O problema é que a questão não coloca se Maria pesca uma das espécies que está protegida pelo defeso(camarão e de lagosta), e isso pode gerar dupla interpretação.
Eu deixei em branco na prova kkkkk
Essa questão merece uma atenção extra uma vez que na situação dada pela banca não fica claro qual era o peixe que Maria pescava e por esse motivo não há elementos suficiente para responder a esta questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo