No que se refere aos aspectos gramaticais do texto, assinale...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O verbo "preferir" não admite não admite termo de intensidade, como: MAIS. MUITO MAIS ETC.
Então, é grande erro dizer.
Prefero MUITO MAIS o Cespe do que ESAF. ( totalmente errado).
Além disso, na liguagem culta esse verbo exige dois complementos_ um sem a preposição e outro com a preposição "A".
EX.:Prefiro estudar a trabalhar.
O verbo HAVER no sentido de existir é impessoal. Já o verbo existir, não é impessoal. Por isso ele precisa concordar com o sujeito.
EX.: Existiam três espécies de aristocracia...
Realmente não altera a correção gramatical do texto, mas poderia alterar levemente o sentido.
e) Os elementos coesivos “Daí” (L.2) e “Mas” (L.3), que também exercem função argumentativa, expressam ideias equivalentes.
Essa última não exite equivalência alguma. O examinador está louco.
b) Seria mantida a correção gramatical do texto se, no trecho “e viram-se, então, senadores de apenas vinte anos” (L.5), a forma verbal fosse substituída por tornaram-se.
ERRADO, pois o verbo "ver" de "viram-se" é transitivo direto (viram-se senadores...voz passiva sintética..... e .senadores foram vistos.....voz passiva analítica). Ocorre que a frase somente pode ir para a voz passiva se o verto for VTD ou VTDI. "tornaram-se" é verbo de ligação... não tem lógica dizer: os senadores de apenas vinte anos tornaram-se... no sentido de transformaram-se. questão errada.
Na alternativa B, “tornaram-se” é um verbo de ligação, indicando estado e não pode substituir a forma verbal “viram-se”. Este está na voz passiva pronominal, também chamada de sintética. Como os verbos em análise têm funções sintáticas diferentes não seria preservada a correção gramatical.
Na alternativa C, a análise é em relação à impessoalidade do verbo haver e a pessoalidade do verbo existir. O verbo haver no sentido de existir é impessoal e por ser impessoal deverá estar obrigatoriamente na terceira pessoa do singular. Ao substituir o verbo haver por existir é necessário fazer a concordância deste verbo com o sujeito. Na análise em questão o verbo existir deverá concordar com “espécies de aristocracia”, ficando no plural e mantendo o mesmo tempo verbal (presente): “existem três espécies de aristocracia”.
As palavras “Daí” e “Mas” na alternativa E não expressam ideias equivalentes. A palavra “Mas” é uma conjunção coordenativa e expressa uma adversidade, enquanto a palavra “Daí” é um advérbio (contração de de+aí), e equivale a “desse ponto, desse momento”.
Logo, a alternativa correta é a D. A supressão da expressão “por parte” não traria nenhum prejuízo gramatical.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo