As vacinas contra a Covid-19 foram desenvolvidas em uma velo...
As vacinas contra a Covid-19 foram desenvolvidas em uma velocidade sem precedentes. Os estudos comprovam a eficácia e a segurança de diferentes tipos de vacina, desenvolvidas a partir de tecnologias que já existiam e de novas tecnologias, que representam inovações importantes para o futuro tratamento de várias doenças. Apesar das diferentes abordagens, todas as vacinas têm por objetivo induzir a resposta imunológica do organismo, fazendo com que este produza defesas contra o vírus da covid-19, o SARS-CoV-2. (Fonte: www.rededorsaoluiz.com.br)
Das vacinas contra a doença que já receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil e estão sendo aplicadas na população, qual delas se baseia na tecnologia de RNA mensageiro, ou mRNA, que consiste em dar as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do novo coronavírus que estimulam a resposta do sistema imune?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (24)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
Quais são as diferenças entre as vacinas contra Covid-19 que estão sendo aplicadas no Brasil?
CoronaVac
A vacina do Butantan utiliza a tecnologia de vírus inativado (morto), uma técnica consolidada há anos e amplamente estudada. Ao ser injetado no organismo, esse vírus não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica. Os ensaios clínicos da CoronaVac no Brasil foram realizados exclusivamente com profissionais da saúde, ou seja, pessoas com alta exposição ao vírus.
AstraZeneca
Foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford. No Brasil, é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A tecnologia empregada é o uso do chamado vetor viral. O adenovírus, que infecta chimpanzés, é manipulado geneticamente para que seja inserido o gene da proteína “Spike” (proteína “S”) do Sars-CoV-2.
Pfizer
O imunizante da farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech se baseia na tecnologia de RNA mensageiro, ou mRNA. O RNA mensageiro sintético dá as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do novo coronavírus, que estimulam a resposta do sistema imune.
Janssen
Do grupo Johnson & Johnson, a vacina do laboratório Janssen é aplicada em apenas uma dose, mas ainda não está disponível no Brasil. Assim como o imunizante da Astrazeneca, também se utiliza da tecnologia de vetor viral, baseado em um tipo específico de adenovírus que foi geneticamente modificado para não se replicar em humanos.
FONTE: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/quais-sao-as-diferencas-entre-as-vacinas-contra-covid-19-que-estao-sendo-aplicadas-no-brasil
GAB-D
Pfizer.
tá passada?
Astrazeneca: Vetor viral (vírus geneticamente modificado)
Moderna (não está sendo aplicada no Br): RNA (parte do código genético)
Pfizer: RNA <- Gabarito, está sendo aplicada no Br.
Sputnik V: Vetor viral
Coronavac: Vetor Inativado (enfraquecido)
Tomei a segunda dose hoje da Pfizer e não sabia dessa :(
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo