As espectrofotometrias de absorção e emissão atômica são as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q804884 Química

As espectrofotometrias de absorção e emissão atômica são as técnicas mais empregadas na atualidade para a determinação de metais nos mais diversos tipos de amostras. Diferentes técnicas ou estratégias podem ser utilizadas para esse fim, conforme a quantidade de elementos de interesse ou dos objetivos da análise. Com relação a esse assunto, julgue o item.


O comprimento de onda da radiação absorvida ou emitida por um átomo que se move rapidamente diminui se o movimento for em direção a um transdutor e aumenta se o movimento forem direção oposta. Esse fenômeno provoca um alargamento das linhas atômicas e é conhecido como efeito Doppler.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO CORRETO:

O efeito Doppler ocorre em qualquer tipo de onda, sejam elas mecânicas ou eletromagnéticas.Em espectofotometria é comumente chamada de alargamento Doppler, apresenta efeito pronunciado com o aumento da temperatura e, é responsável pela modificação na largura das linhas espectrais atômicas.

Quando um átomo move-se em direção a um detector de fótons e emite radiação, o detector vê as frentes de onda mais próximas entre si e detecta uma radiação de freqüência mais alta.

Quando um átomo está afastando-se do detector e emite radiação, o detector vê asfrentes de onda menos freqüentemente e detecta uma radiação de freqüência menor.

Ver a Figura 28-3 (Skoog,Fundamentos de Química Analítica)

No efeito Doppler ocorre o alargamento de linhas espectrais quando a espécie química que absorve ou emite radiação encontra-se em um rápido movimento em relação ao detector. Se esse movimento for de aproximação ao detector, o comprimento de onda da radiação emitida se torna mais curto. Por analogia, quando o átomo se afasta do detector, o comprimento de onda se torna mais longo.

 é um fenômeno físico ondulatório que ocorre quando existe aproximação ou afastamento relativo entre uma fonte de ondas e um observador. Esse fenômeno acontece pelo fato de que a velocidade de propagação de uma onda, seja ela qual for, depende exclusivamente do meio pelo qual essa onda propaga-se. Assim, mesmo que a fonte das ondas ou o observador mova-se, a velocidade de propagação da onda não será alterada. No entanto, ocorrerá uma variação no comprimento de onda e na frequência da onda captada pelo observador.

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-efeito-doppler.htm

Alargamento Doppler: resultante da movimentação rápida dos átomos à medida que eles absorvem ou emitem radiação com relação ao transdutor.

Quando átomo se movimenta em direção oposta ao detector emitem ou absorvem comprimentos de onda mais longos que os comprimentos de onda emitidos por átomos movendo-se em ângulos retos. Por outro lado, quando átomo se movimenta em direção ao detector emitem/absorvem comprimentos de onda mais curtos.

O alargamento Doppler resulta da movimentação rápida dos átomos enquanto estes emitem ou absorvem a radiação. Os átomos movendo-se em direção ao detector emitem comprimentos de onda que são ligeiramente mais curtos que os comprimentos emitidos por átomos movendo-se em ângulo reto em relação ao detector. Essa diferença é uma manifestação do conhecido deslocamento Doppler; o efeito é inverso para os átomos movendo-se para longe do detector. O efeito líquido é um aumento na largura da linha de emissão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo