A demografia ou Geografia da População é a área da ciência q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2703150 Geografia

A demografia ou Geografia da População é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica atual da população brasileira é necessária, primeiramente, entender alguns conceitos básicos desse ramo do conhecimento. Assinale a alternativa CORRETA relacionada aos conceitos básicos da Demografia e suas teorias

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

Justificativa:

A alternativa A está correta porque descreve com precisão o que é a demografia formal. Este ramo da ciência se dedica ao estudo das populações humanas, focando em aspectos como o tamanho, a distribuição e a estrutura da população em um dado momento. Além disso, analisa as mudanças ao longo do tempo, como o crescimento populacional, que são fundamentais para entender as dinâmicas demográficas.

Agora vamos analisar as alternativas incorretas:

B - Esta alternativa está incorreta porque confunde o conceito de população residente com a população presente. A população residente inclui apenas aqueles que realmente moram em um domicílio em uma unidade geográfica específica. Visitantes e turistas não são contabilizados como residentes; eles são considerados como população presente apenas temporariamente.

C - Esta alternativa está incorreta pois apresenta uma definição errônea sobre o conceito de transição demográfica. A transição demográfica não se refere a oscilações nas taxas de crescimento mas sim a um modelo que descreve a transição de altas taxas de natalidade e mortalidade para baixas taxas de natalidade e mortalidade, geralmente associada ao desenvolvimento econômico e social. A teoria de Warren Thompson, de 1929, descreve esta mudança em quatro fases principais e não tem a intenção de contestar matematicamente a Teoria Demográfica Neomalthusiana.

D - Esta alternativa está incorreta porque apresenta um erro conceitual ao relacionar a teoria reformista com a evolução econômica dos países desenvolvidos. Os reformistas argumentam que a exploração dos países menos desenvolvidos pelos mais desenvolvidos contribui para a desigualdade e subdesenvolvimento dos primeiros, e não para uma alta evolução econômica dos segundos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo