A Leishmaniose Visceral é uma protozoonose que, quando não t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522025 Enfermagem
A Leishmaniose Visceral é uma protozoonose que, quando não tratada, evolui para o óbito em mais de 90% dos casos. O sintoma mais comumente associado aos casos dessa doença é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, estudante! Vamos comentar a questão sobre Leishmaniose Visceral, para que você entenda melhor o assunto e saiba justificar a resposta correta.

A alternativa correta é: A - anemia

Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania e transmitida pela picada de mosquitos flebotomíneos, popularmente conhecidos como mosquitos-palha. É uma doença grave que, se não tratada, pode levar ao óbito em mais de 90% dos casos.

Nessa doença, os parasitas se proliferam nos órgãos do sistema mononuclear fagocitário, como o baço, fígado e medula óssea. Isso compromete a produção de células sanguíneas, resultando frequentemente em anemia, que é o sintoma mais comum e característico da LV.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

B - falência dos rins: Embora a leishmaniose visceral possa causar danos a diversos órgãos, a falência renal não é o sintoma mais comum ou característico da doença. O impacto renal pode ocorrer, mas está mais associado às complicações e ao estágio avançado da doença.

C - salivação excessiva: Este sintoma não está relacionado à leishmaniose visceral. Salivação excessiva pode ser observada em outras condições, mas não é um sintoma comum dessa protozoonose.

D - úlceras na pele e mucosas: Este é um sintoma clássico da Leishmaniose Cutânea ou Leishmaniose Mucocutânea, não da visceral. A LV geralmente não causa lesões cutâneas ou mucosas, mas sim manifestações internas, como a já mencionada anemia e hepatomegalia (aumento do fígado).

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema e a identificar a alternativa correta com mais segurança. Lembre-se de que compreender os sintomas clássicos e diferenciais das doenças é essencial para responder corretamente às questões de concurso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D) úlceras na pele e mucosas. = São sintomas comuns da "leishmaniose tegumentar americana, conhecida popularmente pelos nomes: “úlcera de bauru”, “nariz de tapir” e “ferida brava”" E NÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL!

A anemia é um dos sintomas mais comuns da Leishmaniose Visceral, devido à destruição das células sanguíneas pelo parasito. Outros sintomas incluem:

  • Febre prolongada
  • Perda de peso
  • Fadiga
  • Dor abdominal
  • Inchaço do fígado e baço

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo