Sobre práticas desleais de comércio e medidas de defesa com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q264329 Comércio Internacional (Exterior)
Sobre práticas desleais de comércio e medidas de defesa comercial, é correto afirmar que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Dumping significa uma prática de comércio pela qual empresas de um país vedem seus produtos a outro país por um preço muito abaixo do mercado do país receptor, com objetivo de prejudicar fabricantes de produtos similares. Essa é uma prática proibida pelo comércio internacional. Quando ela ocorre, é possível a aplicação de medidas antidumping, que se traduzem na cobrança de valores adicionais quando da importação do produto objeto da medida. A alternativa (A) está correta.

A alternativa (B) está incorreta, pois, para se aplicar medida antidumping, tem que se provar a ocorrência do dano material, prejuízo à indústria e nexo causal da prática em relação aos prejuízos.

A alternativa (C) está incorreta, pois o subsídio geral ou genérico é permitido.

A alternativa (D) está incorreta. As salvaguardas são regulamentadas por um acordo específico no âmbito da OMC. Elas, de fato, são destinadas a proteger a setores da indústria nacional que estejam sendo afetados por surtos repentinos de importações de produtos concorrentes. No caso de salvaguarda provisória, o prazo máximo de duração é de duzentos dias. Em se tratando de salvaguarda definitiva, o prazo máximo é de quatro anos, estabelecido no § 1º do art. 9º do Acordo.

A alternativa (E) está incorreta. Segundo o artigo 1º do decreto que regulamentou a questão das salvaguardas no Brasil, a investigação é necessária: “Poderão ser aplicadas medidas de salvaguarda a um produto se de uma investigação resultar a constatação, de acordo com as disposições previstas neste regulamento, de que as importações desse produto aumentaram em tais quantidades e, em termos absolutos ou em relação à produção nacional, e em tais condições que causem ou ameacem causar prejuízo grave à indústria doméstica de bens similares ou diretamente concorrentes”.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Correto. Conforme o art. 45 do Decreto 1.620 de 1995, a expressão "direito antidumping" significa um montante em dinheiro igual ou inferior à margem de dumping apurada, calculado e aplicado, em conformidade com este artigo, com o fim exclusivo de neutralizar os efeitos danosos das importações objeto de dumping.

b) Falso. A aplicação de medida antidumping necessita que haja dumping, que cause dano à indústria doméstica e que haja nexo causal.

c) Falso. Os subsídios de caráter genérico (não específico), desde que o direito seja automático e as condições respeitadas, são permitidos.

d) Falso. As salvaguardas servem como medidas protecionistas, que tem como objetivo aumentar temporariamente a proteção à indústria doméstica que esteja sofrendo prejuízo ou ameaça de prejuízo em virtude do aumento de importações de determinados produtos combinado com a retração da produção doméstica. Não serão aplicadas medidas de salvaguarda por período superior a quatro anos, salvo nos casos em que sua aplicação continua necessária para prevenir ou reparar um prejuízo grave, e que haja provas de que a indústria está em processo de ajustamento, observadas as disposições no âmbito da OMC. A duração total da medida de salvaguarda, incluindo o período de aplicação inicial e toda extensão da mesma, não será superior a dez anos.

e) Falso. Em situações críticas, uma invasão de produtos importados a preços ínfimos pode causar danos irreversíveis a um setor da indústria doméstica e a espera por uma análise dos órgãos competentes pode levar à falência empresas ou comprometer seu patrimônio de forma irreversível. Assim, havendo indícios claros deque uma situação desta está por acontecer, a medida de salvaguarda provisória pode ser acionada., assim a medida de salvaguarda provisória pode ser acionada.

Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=325880&langid=1

achei um comentário melhor para E) no site do Ponto -> professor Thális de Andrade


O item “E” também está errado, pois nenhuma medida de defesa comercial dispensa o prévio processo de investigação. Ainda que aplicada em caráter provisório, o processo administrativo deve estar instaurado.

A colega Thais explicou muito bem todos os itens da questão, porém a colega Seven Billy tem razão quanto a alternativa "E": se o comércio está sendo praticado de forma leal, com certeza deverá ocorrer uma investigação para confirmar os danos à indústria doméstica e aí sim deverão ser adotadas as medidas de salvaguarda.

a) Artigo 4º, §3º  e  Arigo 8º ambos do Decreto 1488/95

b) Artigo 7º do Decreto 1488/95

c) ...

d)  Artigo 4º, §1º e artigo 9º, §7º ambos Decreto 1488/95

e) Artigo 2º, §1º Decreto 1488/95

-De fato, a medida antidumping consiste num valor adicional, cobrado cfe uma margem de dumping calculada via processo administrativo.

-as medidas de salvaguarda podem durar até 10 anos, e não apenas 6.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo