A classe de componentes em UML que permite modelar recursos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q113142 Engenharia de Software
A classe de componentes em UML que permite modelar recursos (que incluem gráficos e áudios) e pacotes (que são grupos de classes) que constituem o software é o diagrama de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - componentes.

Para resolver questões como esta, é essencial compreender os diferentes tipos de diagramas da UML (Unified Modeling Language), que é uma linguagem padrão para modelagem de sistemas orientados a objetos. A UML contempla diversos diagramas que representam aspectos distintos de sistemas de software, desde a estrutura até o comportamento e a interação entre componentes.

Um diagrama de componentes, especificamente, é utilizado para representar e organizar os componentes de um sistema. Componentes são partes modulares do sistema, como bibliotecas, módulos, arquivos ou pacotes, que encapsulam uma funcionalidade ou um conjunto de funcionalidades e podem conter outros elementos internos, como classes e interfaces. Neste diagrama podem ser incluídos não apenas elementos de código, mas também recursos externos, como imagens, documentos, arquivos de áudio etc.

A modelagem de componentes é crucial para visualizar a estrutura física do software e facilitar o entendimento de sua arquitetura de alto nível, mostrando como o software é dividido em partes reutilizáveis e como essas partes interagem entre si. Portanto, o diagrama de componentes se encaixa perfeitamente na descrição da questão ao modelar recursos e pacotes que constituem o software.

As outras alternativas apresentam diagramas com propósitos diferentes:

  • O diagrama de mapa de estado mostra os estados de um objeto e as transições entre esses estados.
  • O diagrama de classes foca na estrutura estática do sistema, representando classes, seus atributos, métodos e as relações entre elas.
  • O diagrama de colaborações é utilizado para representar interações entre objetos que realizam uma funcionalidade específica dentro do contexto de uma colaboração.
  • O diagrama de casos de uso ilustra as funcionalidades de um sistema do ponto de vista dos usuários.

Assim, a opção correta é a C, pois está relacionada com a representação de componentes de software, incluindo recursos e pacotes, dentro de um diagrama UML.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

c-

Diagrama de Componentes mostra a organização e as dependências entre os componentes onde componente == módulo físico. As dependências mostram como mudanças em um 1 causam mudanças em outro. Visualiza módulos do código-fonte, bibliotecas
e formulários, arquivos de banco de dados e demais arquivos de sistema. Ve organização e como os componentes interagem entre si.Analisa as partes que podem ser substituídas por outras que implementem as mesmas interfaces (de entrada e/ou de saída)

·         DIAGRAMA  DE COMPONENTES:

o        Mostra partes internas, os conectores e as portas que implementam um componente.

o        Um componente é a parte lógica e substituível de um sistema;

o        As interfaces ligam os modelos lógicos de um sistema;

o        Termos:

§        Interface: coleção de operações que especifica um serviço fornecido po ou solicitado de uma classe ou componente. Interface fornecida é uma interface realizada onde o componente fornece um serviço para outros componentes. Interface requerida é uma interface utilizada à qual o componente se adapta quando solicita serviços de outros componentes.

§        Componente: parte substituível de um sistema. Se adapta e fornece a realização de um conjunto de interfaces;

§        Porta: janela específica de um componente encapsulado que aceita mensagens para e do componente;

§        Estrututa interna: implementaçõ de um componente por meio de um conjunto de partes que são conectadas de uma determinada maneira;

§        Parte: especificação de um papel que compõe parte da implementação de um componente;

§        Conector: relacionamento de comunicação entre duas partes ou portas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo