Ernst Gombrich afirma, acerca das primeiras imagens produzi...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2746694 Artes Visuais
Ernst Gombrich afirma, acerca das primeiras imagens produzidas pelos humanos encontradas no período Pré-Histórico, que eram feitas com a intenção de protegê-los contra outros poderes que, para eles, são tão reais quanto as forças da natureza: "Pinturas e estátuas, por outras palavras, são usadas para realizar trabalhos de magia. É impossível entender esses estranhos começos se não procurarmos penetrar na mente dos povos primitivos e descobrir qual é o gênero de experiência que os faz pensar em imagens como algo poderoso para ser usado e não como algo bonito para se contemplar”. (GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995. p. 15)

A partir do pensamento de Gombrich e das imagens abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

Imagem associada para resolução da questão



I. Conforme o entendimento de Gombrich, não haveria referência simbólica nenhuma entre as duas imagens acima, pois são de períodos e condições diversas e a relação do homem com a imagem se transformou notadamente através dos tempos.

II. A imagem do presidente norte-americano sendo atacado por manifestantes traz um simbolismo semelhante ao representado na imagem do bisonte ferido, pois o ataque contido em ambas denota a crença, de certa forma ainda presente, de que o que se faz à imagem se faz ao objeto que representa.

III. O homem pré-histórico acreditava que as imagens tinham poderes mágicos: o que ele desenhasse ou pintasse mais facilmente aconteceria na realidade. Esse resquício de associação entre imagem e magia ainda persiste hoje, pois ao atacar a imagem ou o símbolo, acredita-se atacar o que representam.

IV. Segundo Gombrich, a pintura realizada na Pré-História servia também com fins decorativos dos espaços frequentados/habitados pelos humanos.

Assinale a alternativa em que todas (a)s afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)
Alternativas