Dos sistemas operacionais abaixo, aquele que tem o código ab...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Linux.
O tema da questão refere-se ao conhecimento sobre sistemas operacionais, particularmente sobre quais deles são de código aberto, ou seja, cujo código fonte é disponibilizado para que qualquer pessoa possa estudar, alterar, melhorar e distribuir. Dentre as opções apresentadas, o Linux é o único sistema operacional que é conhecido por ser de código aberto. Isso significa que qualquer pessoa ou organização pode baixar o código fonte do Linux, modificá-lo e redistribuir suas próprias versões do sistema operacional.
Para resolver essa questão, é necessário entender a diferença entre sistemas operacionais de código aberto (open source) e sistemas proprietários. Aqui, as opções:
- Z/OS é um sistema operacional desenvolvido pela IBM e não é de código aberto.
- iOS é o sistema operacional da Apple para seus dispositivos móveis e é proprietário.
- Windows Server é uma linha de sistemas operacionais da Microsoft destinada a servidores, também proprietário.
- VmWare é uma empresa conhecida por suas soluções de virtualização, como o VMware vSphere, e não é um sistema operacional de código aberto.
É importante evitar o erro comum de confundir sistemas de virtualização ou produtos específicos de empresas com sistemas operacionais de código aberto. Além disso, candidatos podem se confundir com termos como "livre" ou "gratuito". "Software Livre" refere-se à liberdade de uso, estudo, modificação e distribuição do software, enquanto "gratuito" refere-se ao custo zero de aquisição, e não necessariamente implica em um software de código aberto.
Portanto, com base no conhecimento sobre as características de código aberto e sistemas operacionais, podemos concluir que a alternativa D - Linux é a correta, uma vez que o Linux é, de fato, um sistema operacional de código aberto.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
O que é o Linux?
Linux é um sistema operacional que utiliza o núcleo (kernel) criado por Linus Torvalds. Portanto, o Linux é uma alternativa para outros sistemas operacionais (como o Windows). É preciso ter em mente que linux não é um programa como um editor de texto e não é um conjunto de programas. Linux é a interface entre o hardware e o software.
Componentes Básicos:
Kernel (parte mais importante de qualquer sistema operacional)
Shell (interface entre o usuário e o sistema operacional. O mais comum no Linux é conhecido como bash – Bourne Again Shell )
Aplicativos
Características gerais:
É livre
Multitarefa
Multiusuário
Pouco vulnerável a vírus
Consome poucos recursos da máquina
FONTE: https://www.tecconcursos.com.br/blog/o-que-voce-precisa-saber-sobre-linux-parte-i/
Gab : D
Programas de código aberto são softwares que qualquer programador pode fuçar, mexer, revirar. Quando são programas populares – o sistema operacional Linux é o exemplo mais evidente –, existem muitos programadores trabalhando e checando uns os trabalhos dos outros o tempo todo.
GABARITO D
Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso. Esse tipo de software disponibiliza para seus usuários e desenvolvedores o livre acesso ao código-fonte para que possam realizar alterações da maneira que desejarem.
Bons estudos!
LINUX- derivado do UNIX.
- Software livre (código fonte aberto/ não significa que é grátis).
- Licença GNU-GPL: código fonte aberto para estudar, redistribuir cópias, melhorar e disponibilizar- copyleft: todos podem pegar.
Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:
- A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).
- A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo