O conhecimento epidemiológico sobre as doenças permite clas...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: B
Prevenção primordial: Voltada a evitar o surgimento e a consolidação de padrões de vida sociais, econômicos e culturais que contribuem para elevar o risco de adoecer (determinantes distais de saúde);
Prevenção primária: O propósito da prevenção é limitar a incidência de doença mediante o controle de suas causas e fatores de risco (determinantes proximais de saúde). Ex.: imunização, pasteurização do leite, cloração da água, uso de preservativos ou modificação de fatores e comportamentos de risco.
Prevenção secundária: O objetivo é reduzir as consequências mais graves da doença através do diagnóstico precoce e do tratamento; seu objetivo não é reduzir a incidência da enfermidade, mas sim, reduzir sua gravidade e duração e, consequentemente, reduzir as complicações e a letalidade da doença. Ex.: testes de visão e audição em crianças em fase escolar, rastreamento para pressão arterial elevada em indivíduos de meia-idade, testes para perda da audição entre operários.
Prevenção terciária: Redução do progresso e das complicações de uma doença já estabelecida mediante a aplicação de medidas orientadas a reduzir sequelas e deficiências, minimizar o sofrimento e facilitar a adaptação dos pacientes a seu ambiente; é um aspecto importante da terapêutica e da medicina reabilitadora.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo