A ABNT NBR 5626:2020 apresenta uma série de requisitos acerc...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBR 5626:2020
6.10.4.4 Nos pontos de utilização de água quente que requerem uma atenção particular para
o controle de temperatura (a exemplo de hospitais, escolas, jardins de infância, residências de idosos
etc.), devem ser tomadas precauções para limitar automaticamente a temperatura máxima da água
fornecida ao usuário, de forma a reduzir o risco de escaldamento.
NOTA No caso de duchas higiênicas, jardins de infância e determinadas clínicas e hospitais, a temperatura
máxima de uso recomendada é 38 °C.
De acordo a NBR 5626/20 - Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção:
6.10 Níveis de temperatura da água quente
6.10.1 Requisitos gerais
A temperatura da água no sistema de armazenamento e distribuição de água quente deve atender às necessidades dos usuários e aos usos pretendidos. Devem ser adotados materiais e componentes adequados ao valor máximo de temperatura que atenda à situação de operação normal e, quando aplicável, em processos de desinfecção. Deve ser previsto meio de alívio ou proteção dos componentes da tubulação, caso a temperatura da água ultrapasse o valor máximo previsto em projeto.
6.10.3 Limitação da temperatura dentro de ambientes sanitários
A temperatura da água em tubulações de distribuição de água quente dentro de ambientes sanitários, dotados de misturadores convencionais, deve ser limitada a 70 °C. Caso temperaturas superiores sejam adotadas, deve-se obrigatoriamente incluir meios de limitar a temperatura máxima da água fornecida aos pontos de utilização, mediante recurso de segurança intrínseca com atuação automática.
6.10.4.4 Nos pontos de utilização de água quente que requerem uma atenção particular para o controle de temperatura (a exemplo de hospitais, escolas, jardins de infância, residências de idosos etc.), devem ser tomadas precauções para limitar automaticamente a temperatura máxima da água fornecida ao usuário, de forma a reduzir o risco de escaldamento.
NOTA No caso de duchas higiênicas, jardins de infância e determinadas clínicas e hospitais, a temperatura máxima de uso recomendada é 38 °C.
6.12.2 As perdas de calor devem ser estimadas no projeto em função dos materiais utilizados nos componentes e das peculiaridades do sistema predial de água quente, como a forma e local de instalação, a temperatura prevista para a água etc.
6.12.3 O sistema de distribuição de água quente deve ter isolamento térmico em toda a sua extensão.
LETRA C
GABARITO: C ✅
Segundo a NBR 5626/2020:
No caso de duchas higiênicas, jardins de infância e determinadas clínicas e hospitais, a temperatura máxima de uso recomendada é 38 °C.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo