Na frase "É maior o número de mulheres que não se exercitam,...
Texto I
Atividade física pode evitar 10 mil casos
de câncer ao ano no Brasil
Cerca de 10 mil novos casos de câncer, entre eles o de mama e o de cólon, poderiam ser evitados no Brasil se houvesse mais adesão à prática da atividade física entre a população Os resultados fazem parte de uma pesquisa feita no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com a Universidade de Harvard, a Universidade de Cambridge e a Universidade de Queensland. Um artigo sobre o assunto foi publicado na revista científica internacional Cancer Epidemiology em julho de 2018.
Os dados sobre a falta de atividade física da população brasileira são alarmantes A última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, mostra que aproximadamente metade das pessoas sequer atingiu a recomendação mínima preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática por semana, ou seja, 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos em ritmo mais intenso.
As mulheres estão em desvantagem em relação aos homens. É maior o número de mulheres que não se exercitam, cerca de 51 %, enquanto os homens, é de 43%.
O de mama e o de cólon são os cânceres mais comuns e que poderiam ser evitados caso houvesse a prática regular de atividade física entre a população, segundo Leandro Fórnias Machado Rezende, um dos autores da pesquisa.
A prática regular da atividade física influencia no controle de peso e no nível de gordura, além de atuar diretamente sobre hormônios e marcadores inflamatórios. A falta dela aumenta o risco de incidência de alguns tipos de câncer, principalmente os que foram objetos de estudo, o de mama e o de cólon. A pesquisa trouxe mais detalhes sobre o assunto: os pesquisadores concluíram que até 8.600 casos de câncer em mulheres e 1. 700 casos de câncer em homens poderiam ter sido evitados simplesmente com o aumento dos exercícios semanais. Conforme afirma Rezende, esses casos correspondem a 19% da incidência de câncer de cólon e 12% de câncer de mama no Brasil.
De acordo com Rezende, os pesquisadores que trabalharam nesse estudo acreditam que os números possivelmente podem estar subestimados, já que há estudos recentes sugerindo uma possível relação de atividade física com a redução do risco de até 13 tipos de câncer.
(Por Redação - Editorias: Ciências da Saúde - URL Curta: jornal.usp.brnp=184111)
Disponível em >https://iornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/ atividade-ti sic a-p ode-evita r-1 0-mil-ca sos-de-cancer-a o-a nono-brasil/. Acesso em 18/05/2019. Adaptado.
Na frase "É maior o número de mulheres que não se exercitam, cerca de 51 %, enquanto os homens, é de 43%.", o verbo exercitar concorda com o substantivo mulheres.
A concordância verbal NÃO está correta na seguinte frase:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que trata sobre concordância verbal no contexto de um texto que aborda a prática de atividades físicas e a prevenção do câncer. O objetivo é identificar a frase cuja concordância verbal está incorreta.
Alternativa Correta: A - Nem muito calor nem muito sol faz bem à saúde de todos.
A alternativa A apresenta um erro de concordância verbal. Quando duas palavras ou expressões são unidas pela conjunção "nem", o verbo deve concordar no plural. Portanto, a forma correta seria: "Nem muito calor nem muito sol fazem bem à saúde de todos."
Alternativa B: Saúde e educação são assuntos em destaque nos noticiários.
Esta alternativa está correta. As palavras "saúde" e "educação" estão no plural e o verbo "são" está corretamente concordando com elas.
Alternativa C: O diretor do hospital foi um dos que mais participou do evento.
Aqui, o verbo "participou" está correto, pois concorda com "um dos que", onde o sujeito destacado é singular em relação ao grupo mencionado.
Alternativa D: A multidão invadiu o espaço de forma desordenada e acelerada.
Nesta frase, a concordância também está correta. "Multidão" é um substantivo coletivo e o verbo "invadiu" está no singular, concordando adequadamente.
A questão exige que o estudante tenha um bom entendimento de concordância verbal, que é a relação entre o sujeito e o verbo da oração. A análise cuidadosa das frases ajuda a identificar desvios e aplicar as regras de concordância corretamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Núcleos do sujeito unidos por expressões correlativas “não só...mas ainda”, “não somente”..., “não apenas...mas
também”, “tanto...quanto”: o verbo concorda de preferência no plural.
Ex Não só a seca, mas também o pouco caso castigam o Nordeste.
Ex Tanto a mãe quanto o filho chegaram de viagem
A banca foi infeliz no quesito em dizer, no seu exemplo, que o verbo EXERCITAR concorda com mulheres. O que está errado( para algumas bancas ). Vide que na verdade concorda é com o "QUE" que retoma o termos MULHERES, o que está retomando algo ANAFÓRICO.
Questão começou mal formulada, mas ok!
a letra C tambem apresenta erro pois a expressão ( um dos que ) é obrigatório o uso de verbo no plural pois esta comparando ao sujeito especifico dentre os demais .
Concordância com sujeitos ligados por "nem"
o verbo vai para o plural. Exemplos:
• Nem chuva nem frio são bem recebido
• Nem futebol nem natação são os seus esportes preferidos.
Gabarito letra A)
eu usei a mesma lógica do uso do OU : se o nem esta dando ideia de ADIÇÃO eu coloco somente no plural
ex : Nem pedro nem João foram reprovados
SUBTRAÇÃO : nem um nem outro ganhará o prêmio ( pq somente 1 ganharia ja que é apenas 1 prêmio )
pelo menos foi o que me fez acertar kkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo