A Al Qaeda ficou conhecida globalmente por sua atuação nos a...
O trecho a seguir contextualiza o tema tratado nas questões de 26 a 28. Leia‐o atentamente.
“O grupo militante Estado Islâmico superou a Al Qaeda como líder do movimento extremista violento global e tem acesso a uma ampla gama de possíveis recrutas em países do Ocidente, informou o chefe do centro nacional norte‐americano de contraterrorismo, Nick Rasmussen, nesta quinta‐feira (08/10/2015). Em depoimento no Congresso, Rasmussem disse também que especialistas em combate ao terrorismo ainda consideram a AQAP, ramificação no Iêmen da Al Qaeda, como uma grande ameaça por conta dos interesses em atacar os Estados Unidos e aeronaves. Além disso, o chefe do FBI, James Comey, disse que investigadores norte‐americanos estão cientes da presença de dezenas de supostos militantes islâmicos nos Estados Unidos que agora usam comunicações encriptadas.”
(Disponível em: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0S22BY20151008.)
A Al Qaeda ficou conhecida globalmente por sua atuação nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que gerou grande comoção e fez com que a maior potência econômica do planeta revesse sua política de segurança. Sobre o trágico acontecimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Embora este atentado estivesse sendo planejado desde 1996, até seu desfecho, a Al Qaeda não havia impingido nenhuma ação ofensiva contra os Estados Unidos, nem tão pouco envolvendo cidadãos norte‐americanos.
II. Governado por George W. Bush, a época, os Estados Unidos tomaram medidas de alerta total no país após o ataque, além de planejar uma retaliação contra Bin Laden e a quem o apoiasse, o que gerou a guerra contra o Afeganistão e os talibãs que governavam esta nação.
III. Os alvos dos ataques foram o prédio do Pentágono, sede do pensamento estratégico e do centro de defesa dos EUA, que fica localizado no Condado de Arlington, na Virgínia, e o complexo predial World Trade Center, em Nova York, conhecido como as Torres Gêmeas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)