Assinale a afirmativa em que há possibilidade de ambiguidade.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q316685 Português
Texto para as questões 04 a 08

                              Políticas Públicas de Segurança no Brasil

Parece que uma das razões do fracasso e da inexistência de políticas nessa área reside num plano puramente cognitivo. A proposição de políticas públicas de segurança, no Brasil, consiste num movimento pendular, oscilando entre a reforma social e a dissuasão individual. A ideia da reforma decorre da crença de que o crime resulta de fatores socioeconômicos que bloqueiam o acesso a meios legítimos de se ganhar a vida. Esta deterioração das condições de vida traduz-se no acesso restrito de alguns setores da população a oportunidades no mercado de trabalho e de bens e serviços, assim como na má socialização a que são submetidos nos âmbitos familiar, escolar e na convivência com subgrupos desviantes. Consequentemente, propostas de controle da criminalidade passam inevitavelmente tanto por reformas sociais de profundidade como por reformas individuais voltadas a reeducar e ressocializar criminosos para o convívio em sociedade. A par das políticas convencionais de geração de empregos e combate à fome e à miséria, ações de cunho assistencialista visariam minimizar os efeitos mais imediatos da carência, além de incutir em jovens candidatos potenciais ao crime novos valores através da educação, da prática de esportes, do ensino profissionalizante e do aprendizado de artes e na convivência pacífica e harmoniosa com seus semelhantes. Quando isto já não é mais possível, que se reformem então aqueles indivíduos que caíram no mundo do crime através do trabalho e da reeducação nas prisões. (Cláudio C. Beato Filho)
Assinale a afirmativa em que há possibilidade de ambiguidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Opção CORRETA, letra "D".
Primeiramente relembremos o que seja a "ambiguidade".
A Ambiguidade ou Anfibologia, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase. É a proprieadade que apresentam diversas unidades linguísticas (morfemas, palavras, locuções, frases) de significar coisas diferentes admitindo mais de uma leitura ao mesmo perído ou termo. É é um fenômeno muito frequente, mas, na maioria dos casos, os contextos linguístico e situacional indicam qual a interpretação correta de seu duplo sentido. Estilisticamente, é indesejável em textos científicos ou informativos, incuindo a redação oficial, mas é muito usada na linguagem poética e no humorismo. Exemplos: Ana disse à amiga que seu namorado havia chegado. (O namorado é de Ana ou da amiga?); O pai  falou com o filho caído no chão. (Quem estava caído no chão? Pai ou filho?)
A
sssim vejamos...
d) “Quando isto já não é mais possível, que se reformem então aqueles indivíduos que caíram no mundo do crime através do trabalho e da reeducação nas prisões”. 
Em meu entendimento, são possiveis as seguintes interpretações: O trabalho e reeducação nas prisões será o meio para reformar aqueles indivíduos que caíram no mundo do crime ou foi a causa para sua queda no mundo do crime?

Sem desconsiderar a interpretação do colega anterior,

O pronome relativo que quando usado de forma incorreta pode gerar ambiguidade. Na frase “Quando isto já não é mais possível, que se reformem então aqueles indivíduos que caíram no mundo do crime através do trabalho e da reeducação nas prisões”.
1 interpretação - o que após a vírgula estaria iniciando uma or. Adj. Explicativa do termo – isto já não é mais possível.
2 interpretação – após a virgula o que inicia a frase de forma conclusiva, afirmando o que deveria ser feito.
Está clara a possibilidade de ambiguidade na assertiva D:

1ª interpretação - a possibilidade de reforma dos indivíduos, através do trabalho e da reeducação nas prisões.

2ª interpretação - os indivíduos terem caído no mundo do crime através do trabalho e da reedecação nas prisões.
Imagino que o duplo sentido na frase esteja na palavra AQUELES, visto que essa não define quais indivíduos.

faz-se a pergunta: Aqueles individuos : Quais?
lodo duplo sentido, ou ambiquidade.

Tecnicamente, na letra A também há uma ambiguidade:

“Parece que uma das razões do fracasso e da inexistência de políticas nessa área reside num plano puramente cognitivo".

Área relativa a um local ou relativa a uma área do conhecimento??

Apenas analisando o texto é que se pode compreender que 'nessa área' está se referindo ao título (Políticas de Segurança Pública), portanto, um área do conhecimento.

Mas eu entendo o gabarito da D.

Os indivíduos caíram no mundo do crime através do trabalho e da reeducação nas prisões? Ou ele serão reformados através do trabalho e da reeducação nas prisões?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo