Uma jovem de 20 anos relata que suas “pernas ficam bambas” e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: SEA-SC Prova: IBADE - 2022 - SEA-SC - Médico Psiquiatra |
Q1921136 Psiquiatria
Uma jovem de 20 anos relata que suas “pernas ficam bambas” e que logo em seguida já não consegue movê-las. Os episódios duram alguns minutos. A paciente é estudante de medicina e vem convivendo com intenso conflito familiar devido ao litígio dos pais e problemas financeiros. Os exames físico e neurológico encontram-se dentro da normalidade. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A - transtorno conversivo.

O tema central da questão é o diagnóstico diferencial de transtornos mentais relacionados a sintomas somáticos. Para resolver a questão, é essencial compreender os diferentes tipos de transtornos somatoformes e relacionados ao sintoma físico, e como eles se manifestam em um contexto clínico.

No transtorno conversivo, também conhecido como transtorno de conversão, os sintomas neurológicos, como a perda de função motora ou sensorial, não têm uma explicação médica clara. Os sintomas são reais para o paciente, mas não são causados por uma condição médica ou neurológica identificável. No caso apresentado, a jovem experimenta fraqueza nas pernas durante conflitos emocionais intensos, sem evidências de uma causa médica subjacente, o que é típico do transtorno conversivo.

Justificativas para as alternativas incorretas:

B - transtorno factício: Nesse transtorno, o indivíduo conscientemente produz ou finge sintomas físicos ou psicológicos para assumir o papel de doente, sem intenção de ganho externo. No cenário apresentado, não há indicação de que a jovem está deliberadamente criando os sintomas.

C - simulação: Aqui, os sintomas são intencionalmente produzidos ou exagerados para obter um ganho externo claro, como evitar responsabilidades ou obter compensações financeiras. Não há indícios de que a jovem esteja fingindo seus sintomas com tal finalidade.

D - hipocondria: Atualmente conhecido como transtorno de ansiedade de doença, onde o indivíduo está excessivamente preocupado em ter uma doença grave. A jovem não parece manifestar preocupações persistentes sobre ter uma doença específica, mas sim experimenta sintomas físicos sem explicação médica.

E - transtorno dismórfico corporal: Esse transtorno envolve uma preocupação excessiva com um defeito imaginário ou mínimo na aparência física. Os sintomas da jovem não se relacionam com preocupações sobre sua aparência.

O foco da questão é identificar que os sintomas físicos apresentados, associados a fatores emocionais e sem uma causa médica detectável, são característicos do transtorno conversivo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo