Considerando que a Guerra Fria marcou a segunda metade do s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874569 História

Considerando que a Guerra Fria marcou a segunda metade do século XX, pautando e condicionando, em certa medida, as relações internacionais durante sua vigência, julgue o item subsequente, acerca desse período.


A Doutrina Truman foi uma formulação política de caráter regional criada e adotada pelos Estados Unidos da América no período da Guerra Fria.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A chamada Doutrina Truman nasceu de uma proposta enviada pelo presidente norte-americano ao Congresso. Ele pedia que os parlamentares liberassem verba para que os EUA ajudassem os governos da Grécia e da Turquia, que lutavam contra a guerrilha cuja proposta era a de instalar governos de caráter comunista nestes países.

Em março de 1947 Truman fez um discurso no Congresso alertando sobre a ameaça comunista que pairava sobre o “ mundo livre". A questão em pauta era a disputa de hegemonia entre URSS ( União Soviética ) e EUA. A questão sistêmica  (capitalismo X socialismo – qual melhor atende às necessidades das comunidades humanas) era um elemento que agravava tensão ao cenário internacional. Era a Guerra Fria. Segundo Truman, cabia aos EUA a liderança e um compromisso de lutar contra a " expansão" da União Soviética. 

A partir do discurso de Truman, a política externa dos EUA passa  ser baseada na premissa de que lhes cabe a proteção do mundo contra o comunismo. Ou seja, a Doutrina Truman teve, mais do que tudo, um aspecto internacional. Extrapola as fronteiras dos EUA. Na verdade é uma orientação de política externa.    A afirmativa está incorreta.

RESPOSTA: ERRADO .

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO.

 

A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter o avanço do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista. Ao final da Segunda Guerra Mundial, os países europeus entraram em declínio, coincidindo com a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética como potências no palco das relações internacionais. Winston Churchill, estadista britânico, foi o primeiro a perceber o avanço do comunismo, iniciando fortes pressões para que o Ocidente encontrasse uma estratégia para deter o avanço soviético.

Doutrina Truman é o nome dado a uma política EXTERNA.Tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.

Errado.

"Doutrina Truman” é uma expressão que designa um conjunto de medidas políticas e econômicas assumidas depois de março 1947, data em que o então presidente dos EUA, Harry Truman, profere um violento discurso contra a “ameaça comunista”, onde diz que os EUA assumem o compromisso de defender o mundo dos soviéticos.

Doutrina Truman é a ideologia que englobou medidas realizadas pelo governo americano para conter o avanço do comunismo na Europa.

(Mas não se limitou à Europa)

Segundo Burns (vol. 2):

"Em 1947 numa alocução ao Congresso, o presidente Truman fez o primeiro de uma série de importantes enunciados sobre a política estrangeira, a qual dentro em pouco se tornou conhecida como a Doutrina Truman. Sublinhando a expansão do comunismo na Europa Oriental, o presidente declarava que os Estados Unidos deviam acorrer em auxílio de qualquer país cuja "liberdade e independência" fosse ameaçada de agressão externa ou interna.

(...)

O Plano Marshall e a Doutrina Truman tinham entre si bastantes pontos de contato. Ambos faziam parte de uma vasta estratégia para "conter" a Rússia Soviética. No desenvolvimento da Doutrina Truman reconheceu-se francamente a necessidade de conservar a Grécia e a Turquia dentro da esfera de influência anglo-americana. O controle desses países era considerado indispensável à proteção dos interesses petroleiros ingleses e norte-americanos no Oriente Médio. Alegava-se outrossim que, se um deles ou ambos caíssem nas mãos dos comunistas, a Rússia se expandiria até o Mediterrâneo."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo