Em engenharia genética, uma das etapas importantes no proces...
I. Estas enzimas são endonucleases das moléculas de DNA que cortam em locais aleatórios. II. De acordo com a enzima utilizada, podem ser gerados fragmentos de DNA com extremidades coesivas ou cegas. III. As enzimas que geram fragmentos com extremidade cega são particularmente úteis na clonagem de genes visto que geram fragmentos que apresentam um pequeno número de nucleotídeos em cadeia simples, capazes de hibridizar com uma sequência de bases complementar. IV. Estas enzimas catalisam a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases. V. Qualquer molécula de DNA derivada de vírus, bactérias, insetos ou humanos contém alvos de enzimas de restrição.
Assinale:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E, que diz que apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. Vamos entender cada uma dessas afirmativas e justificar por que são corretas ou incorretas.
Afirmativa I: "Estas enzimas são endonucleases das moléculas de DNA que cortam em locais aleatórios."
Esta afirmativa está incorreta. As enzimas de restrição não cortam o DNA em locais aleatórios, mas sim em sequências específicas de nucleotídeos. Essas sequências são chamadas de sitios de reconhecimento, e cada enzima de restrição tem um sítio de reconhecimento específico.
Afirmativa II: "De acordo com a enzima utilizada, podem ser gerados fragmentos de DNA com extremidades coesivas ou cegas."
Esta afirmativa está correta. Dependendo da enzima de restrição utilizada, os fragmentos de DNA gerados podem ter extremidades coesivas (também chamadas de "sticky ends") ou extremidades cegas (também chamadas de "blunt ends"). As extremidades coesivas possuem sequências de nucleotídeos que podem se parear com outras extremidades coesivas complementares, facilitando a ligação de fragmentos de DNA diferentes.
Afirmativa III: "As enzimas que geram fragmentos com extremidade cega são particularmente úteis na clonagem de genes visto que geram fragmentos que apresentam um pequeno número de nucleotídeos em cadeia simples, capazes de hibridizar com uma sequência de bases complementar."
Esta afirmativa está incorreta. Na verdade, as extremidades cegas não apresentam nucleotídeos em cadeia simples. Elas são extremidades retas, sem sobreposições de bases, e não são úteis para hibridização de sequências complementares. Quem possui essa característica são as extremidades coesivas.
Afirmativa IV: "Estas enzimas catalisam a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases."
Esta afirmativa está correta. As enzimas de restrição realmente catalisam a quebra de ligações fosfodiéster entre nucleotídeos em locais específicos do DNA. Essa ação específica é uma característica fundamental dessas enzimas.
Afirmativa V: "Qualquer molécula de DNA derivada de vírus, bactérias, insetos ou humanos contém alvos de enzimas de restrição."
Esta afirmativa está correta. As enzimas de restrição são capazes de reconhecer e cortar sequências específicas de DNA em qualquer organismo, seja ele vírus, bactéria, inseto ou ser humano. As sequências de reconhecimento são comuns a muitos organismos.
Assim, as afirmativas II, IV e V estão corretas, confirmando que a alternativa E é a correta. Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o funcionamento das enzimas de restrição e como elas são utilizadas na engenharia genética!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - As enzimas de restrição reconhecem e cortam sequências específicas do DNA.
III - As extremidades coesivas são capazes de se ligar por pontes de hidrogênio com outra cadeia simples em que a sequência de bases seja complementar. Ja as extremidades cegas não estabelece pontes de hidrogênio entre si. Sendo assim, a ligação de dois fragmentos na extremidade cega é muito mais difícil que a ligação de dois fragmentos com extremidades coesivas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo