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Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Filosofia |
Q2787684 Filosofia

“O gênio, em geral, é poético. Onde o gênio atuou – atuou poeticamente. O homem genuinamente moral é poeta”.


(NOVALIS. Fragmentos-Diálogos-Monólogos. São Paulo: Iluminuras, 1988, p. 124.)


A afirmação de Novalis ecoa a ideia romântica alemã de genialidade, que teve em Friedrich Schiller um de seus porta-vozes. Assinale a opção que identifica corretamente o ideal estético schilleriano associado à moral.

Alternativas

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A alternativa correta é a B.

Para compreender melhor a questão, precisamos considerar o contexto do movimento romântico alemão. Este movimento valorizava a genialidade e a criatividade como expressões do mais elevado potencial humano. Novalis, um dos expoentes do romantismo, sugere que a verdadeira moralidade é uma forma de arte poética. Isso implica que a moralidade e a estética estão profundamente interligadas.

Alternativa B: O ideal estético schilleriano é verdadeiramente capturado nesta alternativa, que afirma que o "juízo estético está ligado aos princípios da razão em seu uso mais sublime, que é o uso prático, desde que razão e sensibilidade atuem juntas pelo concurso da disposição lúdica." Schiller defendia que a harmonia entre razão e emoção, através de uma disposição lúdica, é essencial para a realização do ideal estético e moral. Esta perspectiva reflete como a arte e a moralidade podem se unir para elevar o espírito humano.

Alternativas Incorretas:

A: Alega que o ideal de beleza é vazio sem um critério utilitarista. Isso contraria a ideia romântica, pois o utilitarismo muitas vezes se opõe à busca desinteressada pela beleza e pela moralidade.

C: Enfatiza a objetividade do belo a partir do juízo de gosto particular. Schiller, no entanto, destacava a universalidade da experiência estética, que não pode ser reduzida a uma perspectiva particular.

D: Foca a beleza na experiência sensorial. Embora a experiência seja importante, Schiller via a beleza como algo que transcende a mera sensação, requerendo uma integração entre razão e emoção.

E: Afirma a soberania da sensibilidade sobre a razão, o que sugere a impossibilidade de uma educação estética. Schiller e os românticos não viam a sensibilidade isolada como o caminho para a genialidade; eles acreditavam na necessidade de uma síntese entre razão e emoção.

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