Com relação às principais correntes teóricas das relações in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874576 Relações Internacionais

Com relação às principais correntes teóricas das relações internacionais, julgue o item seguinte.


Para o teórico realista Hans Morgenthau, a paz mundial pode ser alcançada pela democratização das relações internacionais.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO.

 

Expoente da teoria realista, Hans Morgenthau com seu livro “A política entre nações: a luta pelo poder e pela paz”, publicado em 1948, cria as bases teóricas da teoria realista moderna. Entre as principais bases da teoria realista está o seu caráter Estado-cêntrico, o Estado é o único ator relevante das relações internacionais (CARR, E.), segundo esta corrente. O Estado é visto, portanto, independente de suas eventuais divisões de política interna. Vale ressaltar que o Estado tem duas funções precisas: manter a paz dentro de suas fronteiras e garantir a defesa no caso de uma agressão externa. O grupo de indivíduos que atua nas relações internacionais faz em prol do Estado que representa e trabalha em um modelo de “bola de bilhar”, ou seja, em uma abstração dos processos internos, destacando-se exclusivamente a dinâmica entre as “bolas” e não o processo de motivação interna. O Estado será, portanto, um ator unitário e racional, agindo de maneira uniforme e homogênea e em defesa do interesse nacional.

ERRADO Universalização da democracia como instrumento de paz é parte da teoria liberal das relações internacionais.

Morgenthau propõe-se a investigar as relações entre as forças da guerra

fria em um contexto de bipolaridade extraeuropeu, de divisão antagônica ideo-

lógica e da tecnologia nuclear. Para ele, a paz mundial somente seria possível por

meio do equilíbrio de poder. Esse, no sentido político, é definido como as mútuas

relações de controle, estabelecidas entre os titulares da autoridade pública e as

pessoas em geral.

Fonte: Fonte: Resenha - Diogo Henrique Alves 1 MORGENTHAU, Hans J. A Política entre as nações: a luta pelo poder e pela paz. Brasília: UnB, 2003. 1093p.

Para Morgenthau, a existência de uma balança de poder é necessária, já que a define como o mecanismo para garantir a estabilidade do sistema internacional. Só o poder limita o poder. Além disso, os princípios morais não são universais, senão particulares. As aspirações morais de uma nação não se aplicam ao resto do universo.

Morgenthau, por uma perspectiva teórica, explicou e teorizou sobre os princípios, comportamentos e padrões que regem o sistema internacional. É dele, por exemplo, as concepções de soberania estatal, dilema de segurança ou busca pela sobrevivência.

Ao contrário de Carr, que desenvolveu seu trabalho a partir de uma perspectiva histórica, o autor Hans Morgenthau (1904-1980) também se preocupou com a perspectiva teórica. Morgenthau escreveu um livro chamado “Política entre as nações”. Nesta obra, descreve quais os princípios, comportamentos e padrões que regem o sistema internacional. Justamente por isso, Morgenthau é considerado um dos principais nomes das Relações Internacionais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo