Sobre a toxoplasmose em animais e seu impacto na medicina v...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
A alternativa A está correta porque descreve de maneira precisa os aspectos fundamentais da toxo-plasmose em animais, especialmente em relação ao ciclo de vida do Toxoplasma gondii. Este protozoário, causador da toxoplasmose, utiliza os felídeos como seus hospedeiros definitivos. Isso significa que o parasita completa seu ciclo de vida nos intestinos dos gatos, onde são produzidos os oocistos. A transmissão para outros animais e humanos ocorre principalmente pela ingestão de alimentos e água contaminados com esses oocistos.
Análise das Alternativas Incorretas:
B: A alternativa B está incorreta. Os principais sinais clínicos da toxoplasmose em ovinos e caprinos são geralmente abortos e natimortos, e não diarreia e vômitos. Além disso, cães e gatos podem apresentar sinais clínicos, porém, muitas vezes são portadores assintomáticos.
C: A alternativa C apresenta informações erradas sobre a infecção por Toxoplasma gondii em bovinos. Este parasita raramente causa sintomas neurológicos e respiratórios agudos em bovinos. Além disso, a transmissão para humanos não ocorre exclusivamente através do contato direto com fezes de gatos infectados, mas principalmente pela ingestão de oocistos em alimentos e água contaminados.
D: A alternativa D está incorreta porque a toxoplasmose é, de fato, uma zoonose que representa risco para a saúde pública. Os oocistos de Toxoplasma gondii são excretados nas fezes dos felídeos, sendo uma das principais fontes de infecção.
E: A alternativa E está errada em relação ao diagnóstico e tratamento da toxoplasmose. O diagnóstico pode ser feito por exames sorológicos, mas também por métodos moleculares e histopatológicos. O tratamento não é realizado com antibióticos como penicilina, mas sim com medicamentos antiparasitários, como a clindamicina.
Entender a toxoplasmose e suas implicações na medicina veterinária é crucial para a prática clínica e para garantir a saúde pública, dado seu caráter zoonótico. Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o assunto!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo