Uma fábrica produz peças de metal. Sabe-se que, para produz...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pessoal, dica pra quem quer fazer regra de 3 sem analisar se a grandeza é ou não inversamente/diretamente proporcional:
Separe as grandezas entre PROCESSO e PRODUTO. Na questão acima, por exemplo, os produtos a serem feitos são as peças. Já o processo para que sejam produzidas envolve as máquinas e os dias de trabalho.
Montando a regra, você coloca sempre o produto no final para facilitar, ficando assim:
PROCESSO PRODUTO
6 (máquinas) ------- 5 (dias) ----------- 300 (peças)
9 ----------------------- 8 ------------------- x
Aqui, pouco importa se é inversamente ou diretamente. Aí você multiplica o PROCESSO x o PRODUTO, de modo que fique mais ou menos assim: 6v5vX, 9v8v300, ou seja, o processo você multiplica na horizontal e quando chegar no produto, multiplica na diagonal. Montando a equação:
30x = 21600 ----> x = 720.
Fazendo assim você pode inclusive arbitrar o valor do produto, caso não seja o foco da questão. Por exemplo, vamos supor que a questão é aquele clássico de pintar o muro em x horas. Você pode colocar que o produto é, exatamente, 1 muro. Aí não precisa se preocupar em inverter. Façam aí e testem, com o tempo pegamos o jeito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo