A Figura abaixo mostra o modelo IS/LM/BP aplicado a uma econ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q308524 Economia
A Figura abaixo mostra o modelo IS/LM/BP aplicado a uma economia em pleno emprego e com taxa cambial fixa.
O balanço de pagamentos não está equilibrado, e o governo compra divisas internacionais.

Imagem 005.jpg

Suponha que ocorra uma queda exógena na demanda externa pelos bens e serviços da economia, juntamente com uma política monetária expansiva. Mesmo sem alteração cambial, poderia haver um novo equilíbrio de pleno emprego e de balanço de pagamentos nessa economia.

Esse novo equilíbrio seria em uma posição, na Figura, como o ponto
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Como o Câmbio é fixo, a retração da demanda, que é equivalente a redução dos gastos do governo no efeito sobre a is, leva esta curva para a direita. Com a redução do pib, reduzem-se as importações, alterando o equilíbrio do balanço de pagamentos e a demanda por divisas. Esta alteração, no caso, a valorização da moeda nacional, levaria o banco central a ofertar moeda, deslocando a LM para a esquerda afim de manter o cambio fixo. A melhora da balança comercial desloca a curva BP. O ponto mais lógico seria o 2.

Acredito que o entendimento da questão passe pela efetividade das politicas monetárias e fiscais de acordo com o regime de câmbio (fixo ou flutuante. Neste caso fixo). Num sistema de câmbio Fixo, apenas a política Fiscal é eficiente, a política monetária então não afetará o produto (Y). Uma política monetária expansiva reduzirá os juros, que levará investidores a retirarem $ da economia, demandando dólares. Para o câmbio continuar fixo, a autoridade monetária então vende os dólares e compra R$ (retira moeda de circulação), anulando em grande parte os efeitos da expansão moentária (pois neste caso trabalhamos com uma curva BP com mobilidade parcial de capitais, pq ele é inclinada. Se fosse com mobilidade completa seria horizontal e a política monetária seria completamente anulada), com Y continuando no mesmo lugar. E como há uma redução da demanda por produtos nacionais por parte do exterior, isso significa redução das exportações, que deslocará a IS para a esquerda. O ponto mais próximo desse raciocínio é o ponto 2.

Qdo o governo compra divisas internacionais, a oferta real por moeda aumenta, a curva LM se expande ( deslocamento p direita), a taxa de juros cai, a renda aumenta, a demanda agregada se expande, a oferta se mantém constante no CP e o preço sobe.

Havendo queda na demanda externa por bens e serviços da economia, a expotação diminui, o estoque de reservas naturais diminui, a curva IS se retrai ( deslocamento p esquerda), a Renda diminui, a taxa de juros cai, a demanda agregada se retrai, a oferta se mantém constante no CP e o preço cai. A diminuição da exportação faz com que a balança comercial diminua, o saldo da cc diminui e a curva BP se retrai ( deslocamento p esquerda).

Esses três movimentos das curvas LM ( mercado monetário), IS ( mercado- produto) e BP ( balanço de pagamentos) direcionam para o ponto 2, Letra B.

Pessoal ai ta falando que o cambio é fixo, mas não é o que ta no grafico. Nele o BP tem inclinação positiva diferente de um cambio fixo, a unica consderação é que como a BP é menos inclinado que a LM o ajuste se da via transações correntes, se o bp fosse mais inclinado o ajuste ocorreria via movimento de capitais.

Carla explicou legal

@Chris, o fato de o câmbio ser fixo ou não não é função do gráfico.

A inclinação da curva BP diz respeito à mobilidade de capitais, não ao regime de câmbio da economia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo