Certas vezes, em situações em que estamos doentes, é percept...
Certas vezes, em situações em que estamos doentes, é perceptível um pequeno inchaço, na região do pescoço. Isso é consequência de:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - um inchaço, nos gânglios linfáticos.
Vamos entender melhor o contexto da questão. Quando estamos doentes, especialmente com infecções, é comum percebermos um inchaço na região do pescoço. Esse fenômeno está diretamente relacionado ao sistema linfático do nosso corpo.
Os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas e são fundamentais na resposta imunológica. Quando há uma infecção, esses gânglios podem inchar devido ao aumento na produção de linfócitos (células de defesa) que combatem os agentes patogênicos.
A seguir, vamos justificar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - um aumento generalizado dos vasos linfáticos.
Esta alternativa está incorreta porque o aumento perceptível no pescoço refere-se especificamente aos gânglios linfáticos e não a um aumento generalizado dos vasos linfáticos. Os vasos linfáticos são responsáveis por transportar linfa, mas não incham de maneira perceptível da forma que os gânglios fazem.
C - uma multiplicação exagerada e descontrolada de células, nessa região.
Esta alternativa sugere algo mais grave, como um câncer, o que não é a situação comum referida na questão. O inchaço nos gânglios linfáticos é uma resposta normal do sistema imunológico a uma infecção, não um crescimento descontrolado de células.
D - um deslocamento dos gânglios linfáticos.
Os gânglios linfáticos não se deslocam. Eles estão fixos em pontos específicos do corpo, como no pescoço, nas axilas e na virilha. Portanto, esta alternativa é incorreta.
E - um aumento da deposição da linfa no pescoço.
Embora a linfa circule pelos vasos linfáticos, o inchaço específico que sentimos no pescoço é devido aos gânglios linfáticos e não a uma deposição de linfa. A deposição de linfa indicaria um problema no sistema de drenagem linfática, o que não é o foco da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo