Os restos a pagar inscritos no exercício estão computados na...
Apartir dos dados (em R$) da tabela acima, que foram extraídos
do balanço financeiro de uma entidade em determinado exercício
financeiro encerrado, julgue os itens a seguir.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.
Resposta correta (E)
Questão correta, elaborada de acordo com a letra da lei.
Segundo a Lei 4.320 de 1964 art. 103 " Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária."
Ao final do exercício, do ponto de vista orçamentário, as despesas referentes a restos a pagar aconteceram uma vez que elas já foram empenhadas. Porém, do ponto de vista financeiro, elas não aconteceram, uma vez que o dinheiro não saiu do caixa. Dessa forma, do ponto de vista financeiro, considera-se que houve uma receita extra-orçamentária que compensa essa despesa, ou seja, que explica esse dinheiro a mais no caixa.
Faz sentido?
Gabarito: certo.
Literalidade da lei.
Porém fiquei bolado... Pensei que os restos a pagar fossem extraorçamentários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo