Um auditor deve se ater aos aspectos quantitativos dos desvi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q304035 Auditoria
Com base nos procedimentos de emprego de amostragem em
auditoria, julgue os itens a seguir.
Um auditor deve se ater aos aspectos quantitativos dos desvios amostrais obtidos nas amostragens estatísticas, uma vez que os desvios causados por aspectos qualitativos são pouco relevantes para a auditoria.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 É preciso observar os aspectos quantitativos E qualitativos. Veja a questão do CESPE abaixo (gabarito Certo):


O risco de amostragem está relacionado, entre outras hipóteses, com a possibilidade de que uma amostra tenha sido selecionada com base em critérios estatísticos corretos (ASPECTOS QUANTITATIVOS OK), mas que não é adequada para representar a população (ASPECTOS QUANTITATIVOS APRESENTAM FALHAS).

Errada.

NBC TA ESTRUTURACONCEITUAL ESTRUTURACONCEITUAL PARA TRABALHOS DEASSEGURAÇÃO

Materialidade

47. Amaterialidade é importante quando o auditor independente determina a natureza,a época e a extensão dos procedimentos de obtenção de evidência e quando eledetermina se a informação sobre o objeto está isenta de distorção. Aoconsiderar a materialidade, o auditor independente compreende e avalia quaisfatores podem influenciar as decisões dos usuários previstos. Por exemplo,quando os critérios identificados permitirem variações na apresentação da informaçãosobre o objeto, o auditor independente considera como a apresentação adotada podeinfluenciar as decisões dos usuários previstos. A materialidade éconsiderada no contexto de fatores quantitativos e qualitativos,como a magnitude relativa, a natureza e a extensão dos efeitos desses fatoresna avaliação ou na mensuração do objeto e os interesses dos usuários previstos.A determinação da materialidade e a importância relativa de fatores quantitativos e qualitativos em determinado trabalhosão assuntos que envolvem o julgamento

profissional doauditor independente.


William Boynton e outros ensinam que, ao avaliar os resultados da amostragem aplicada a testes de controles, o auditor considera não só os aspectos quantitativos, mas também qualitativos de desvios, para determinar a sua natureza e causas. Desvios podem resultar de fatores tais como: um empregado novo, um empregado em férias, inadequado entendimento de instruções, incompetência, falta de cuidado e violação intencional. O auditor deve procurar determinar se as falhas de controle foram intencionais, o que poderia ser um indício de fraude. Outra consideração é se as falhas foram aleatórias ou sistemáticas.


Fonte: Marcelo Aragão

Fontenele 2013,

"

A opinião do auditor deve informar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em

todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Essa

avaliação deve incluir a consideração dos aspectos qualitativos das práticas contábeis da

entidade, incluindo indicadores de possível tendenciosidade nos julgamentos da

administração.

"


Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


Poder ter um número pequeno e ter relevância grande , logo , mesmo na estatistica deve-se atentar para a qualidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo