“Somos uma sociedade sufocada por palavras desnecessárias, c...
“Somos uma sociedade sufocada por palavras desnecessárias, construções circulares, afetações pomposas e jargões sem nenhum sentido. (...) Porém, o segredo da boa escrita é despir cada frase até deixá-la apenas com seus componentes essenciais”
(William Zinsser, 2006, p.19).
Sobre o conceito do escritor William Zinsser, considere as afirmativas abaixo.
I A literatura acadêmica é curta e grossa no capítulo em que ensina a escrever uma notícia. O texto, pregam os teóricos, deve começar respondendo, logo de cara, a seis perguntas fundamentais: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Em jornais, rádios, televisões e na novíssima internet, as notícias são apresentadas nesse formato.
II Enxugue o texto. Em jargão jornalístico, enxugar significa diminuir, cortar, mandar pras cucuias palavras e informações desnecessárias. Comece agora. Você ignorou a orientação para restringir-se a duas linhas? Passe a tesoura sem dó nem piedade.
III Faça uma introdução ao assunto que será relatado já na abertura do texto. Use o máximo de informações possíveis para orientar o leitor sobre o fato que será informado. Faça-o com estilo literário, recorrendo ao máximo de palavras possível.
IV Evite dividir o texto em partes (unidades, parágrafos). Escreva parágrafos longos, para mostrar ao leitor seu pleno conhecimento sobre o assunto.
V O leitor só consegue dominar determinado número de palavras antes que seus olhos peçam uma pausa. Se a frase for muito longa, ele se sentirá perdido, sem capacidade de compreender-lhe o completo significado. A frase curta tem duas vantagens. Uma: diminui o número de erros. Com ela, tropeçamos menos nas conjunções, nas vírgulas e nas concordâncias. A outra: torna o texto mais claro.
Estão corretas