O reconhecimento da receita de uma empresa no momento da emi...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente do recebimento ou pagamento.
fonte: Contabilidade Geral 3D, Sérgio Adriano.
Letra A
Resolução CFC n.º 750/93
(Esta Resolução possui o Apêndice II aprovado pela Resolução CFC nº 1111/07).Dispõe sobre os Princípios de Contabilidade (PC). (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
SEÇÃO VI
O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
Art. 9ºO Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
Trata-se da diferença entre o regime de caixa e de competência.
✓ Segundo o regime de competência, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
✓ De acordo com o regime de caixa, a confrontação das receitas com as despesas deve ser realizada considerando as entradas e as saídas de caixa no período.
➤ Resolução: O reconhecimento da receita de uma empresa no momento da emissão da nota fiscal, independente da entrada de dinheiro em caixa ou banco. O enunciado se refere ao regime de competência. Ademais, podemos eliminar as letras C, D e E, pois não se referem a regimes contábeis. Por fim, podemos, também, descartar a letra B, uma vez que o regime de caixa depende da entrada de caixa para o reconhecimento de receita.
Gabarito: Letra A.
GABARITO A
O princípio da Competência reconhece receitas e despesas independente do recebimento ou pagamento. Os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem.
O princípio da competência determina quando devem ser registradas as alterações no ativo ou passivo que provocam aumento ou diminuição do patrimônio líquido estabelecendo diretrizes para a classificação das mutações patrimoniais resultantes da observância do princípio da oportunidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo