Nas conferências proferidas em A Verdade e as Formas Jurídic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: MPE-AL Prova: FGV - 2018 - MPE-AL - Psicólogo |
Q914673 Psicologia

Nas conferências proferidas em A Verdade e as Formas Jurídicas, Foucault assinalava que o exame penal surgido no contexto político e histórico dos séculos XVII / XIX serviria de matriz para a formação das ciências humanas, entre as quais podemos incluir a Psicologia.


Por sua vez, a tragédia de Édipo Rei, escrita por Sófocles na Grécia Clássica, portanto, em uma época anterior, corresponde à forma jurídica baseada

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - no inquérito.

Vamos entender por que essa é a alternativa correta e analisar as demais opções para compreendermos melhor o tema da questão. Vamos lá?

Michel Foucault, em suas conferências e obras, explora como o exame penal, surgido entre os séculos XVII e XIX, influenciou a formação das ciências humanas, incluindo a Psicologia. Ele descreve que o funcionamento das instituições jurídicas e seus métodos, como o inquérito, foram fundamentais para o desenvolvimento de técnicas e práticas que mais tarde seriam incorporadas pelas ciências humanas.

Já a tragédia de Édipo Rei, escrita por Sófocles, reflete outro tipo de procedimento jurídico da Grécia Clássica, onde o inquérito é essencial para desvendar a verdade e resolver o conflito central da narrativa.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

B - na disciplina.
A noção de disciplina é mais associada às discussões de Foucault sobre o século XVIII e XIX, especialmente em obras como "Vigiar e Punir". Aqui, a disciplina refere-se ao controle dos corpos e comportamentos dentro de instituições como escolas, prisões e fábricas, e não ao contexto jurídico da tragédia de Édipo.

C - na opressão.
Embora a opressão seja um tema explorado por Foucault, especialmente em suas análises de poder, ela não é uma forma jurídica específica. A tragédia de Édipo Rei não se baseia na opressão como forma jurídica, mas sim em procedimentos investigativos para descobrir a verdade.

D - no panoptismo.
O panoptismo é um conceito desenvolvido por Foucault para descrever um tipo de vigilância centralizada, onde todos os indivíduos podem ser observados a qualquer momento. Este conceito é mais aplicável à modernidade e não ao contexto jurídico da Grécia Clássica na tragédia de Édipo Rei.

E - na confissão.
Embora a confissão seja um elemento importante nas análises de Foucault sobre práticas punitivas e religiosas, ela não é a base da forma jurídica na tragédia de Édipo Rei. O enredo da tragédia foca mais no inquérito e na descoberta dos fatos do que na confissão.

Portanto, a alternativa correta é A - no inquérito, pois ela reflete com precisão o método jurídico empregado na tragédia de Édipo Rei, que é o de investigação e busca pela verdade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alguém poderia comentar essa questão?
Acredito que a noção de inquérito se dá à medida que temos um desfecho na história. Consideranso os fatos que levam o Rei Édipo a tomar conhecimento daquilo que está envolvidos na morte do próprio pai e na dimensão incestuosa do seu relacionamento com a sua mãe.

O filósofo francês Michel Foucault (2003) analisa a peça de Sófocles adotando como fio condutor as práticas jurídicas presentes na Grécia Antiga; para tal, ele circunscreve a interpretação baseado na sua concepção de saber e poder. O que Sófocles descreve é um modelo de prática jurídica que já fazia parte do contexto social grego, presente, por exemplo, na Ilíada, na disputa entre Menelau e Antíloco. Nesse julgamento, o primeiro acusa o segundo de trapacear em uma corrida de carruagens e convoca o outro a jurar diante de Zeus se logrou ou não, o que exige a confissão de Antíloco. Há, já nesse momento da história grega, uma estrutura investigatória que impõe a presença de testemunhas e provas. Um modelo jurídico que perdura até os dias atuais.



Resposta: letra A

Gab A

O que Sófocles descreve é um modelo de prática jurídica que já fazia parte do contexto social grego, presente, por exemplo, na Ilíada, na disputa entre Menelau e Antíloco.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo