O texto de um documento oficial deve atender a um determinad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q753270 Redação Oficial
O texto de um documento oficial deve atender a um determinado padrão, diferente de uma carta escrita a um amigo. A linguagem dos atos e comunicações oficiais tem por finalidade informar com a máxima de clareza e concisão. Assim, identifique a frase inadequada para compor uma redação oficial:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. 
De acordo com o Manual, "não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática".

A partir do exposto, analisaremos as alternativas a seguir:

a) O uso do termo "Prezado" fere a impessoalidade. De acordo com o Manual, o vocativo deve ser composto pelo pronome + cargo. Portanto, esta alternativa está incorreta.

b) O verbo "salientamos" é transitivo direto, portanto, não há preposição entre ele e o seu complemento (objeto direto). Sendo assim, a construção correta é  "Salientamos que" e, portanto, esta alternativa está incorreta.

c) O uso do termo "Caro Doutor" fere a impessoalidade. De acordo com o Manual, o vocativo deve ser composto pelo pronome + cargo. Portanto, esta alternativa está incorreta.

d) O uso do pronome "nosso" em "nosso apreço" fere o princípio da impessoalidade, que determina que "apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal". Além disso, o uso da crase antes do pronome de tratamento está em desacordo com a norma culta. De acordo com a regra, os pronomes de tratamento em geral não admitem determinantes. Entretanto, para essa regra, há algumas exceções, pois alguns pronomes de tratamento admitem o uso do determinante. São eles: senhora(s), senhorita(s), dona(s), madame(s). Como o pronome após a crase não está entre os que admitem o determinante, tal uso é inadequado e, portanto, esta alternativa está incorreta.

e) A frase presente neste item atende ao uso da norma padrão, pois informa com clareza e concisão. Dessa forma, esta é a alternativa correta.

Gabarito da banca: Letra C
Gabarito do professor: Letra E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão confusa parece ter mais de um incorreta

Para mim tanto a "a" quanto a "b" estão corretas.

"c" julguei errado pela desnecessidade de usar o termo "Caro";

"d" julguei errado pela desnecessidade de usar o termo "nosso apreço" (Redação oficial tem por objetivo informar os atos e comunicações oficiais tem por finalidade informar com a máxima de clareza e concisão, e não "puxação de saco", rs)

"e" julguei errado o termo "vossa", quando deverita ser com letra maiúscula.

Enfim... 

Meio confusa mesmo!
Bons estudos

Na letra A está faltando acento no "úteis". Seria isto?

Na letra B: Salientamos de que Vossa Excelência poderá hospedar-se na suíte presidencial; 
Este "de" me parece estar errado. Quem salienta, salienta alguma coisa. 

c, d e e inadequadas.

Boa Algum Concurseiro. A transitividade do verbo nao é essa mesmo. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo