Julgue o próximo item, relativos ao webjornalismo. Na chamad...
Na chamada primeira geração do webjornalismo surge a capacidade de ampliação do acesso e de interação, como também a produção de conteúdos exclusivos para o meio digital.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado.
Vamos entender o porquê:
O enunciado da questão faz referência à chamada "primeira geração do webjornalismo" e sugere que, nesta fase, surgiram a capacidade de ampliação do acesso e de interação, assim como a produção de conteúdos exclusivos para o meio digital. Para resolver essa questão, é essencial conhecer a evolução histórica do webjornalismo e suas características em diferentes fases.
A primeira geração do webjornalismo, que se inicia nos anos 1990, é marcada principalmente pela transposição de conteúdos do jornalismo impresso para a web. Nessa fase, os sites de notícias funcionavam, em grande parte, como repositórios de textos originalmente publicados em meios impressos. Portanto, a produção de conteúdos exclusivos para a internet ainda estava engatinhando.
Capacidade de ampliação do acesso: De fato, o webjornalismo trouxe uma democratização do acesso à informação, já que o conteúdo podia ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet. No entanto, esse aspecto não é exclusivo da primeira geração, mas sim uma característica contínua do meio digital.
Interação: A interação entre o público e a notícia — por meio de comentários, fóruns ou mesmo redes sociais — começou a se desenvolver de forma mais significativa nas gerações seguintes do webjornalismo. Na primeira geração, essa característica ainda era bastante limitada.
Produção de conteúdos exclusivos para o meio digital: Este ponto é o principal foco da questão. A produção exclusiva de conteúdos digitais é mais característica das gerações posteriores do webjornalismo, quando os veículos perceberam o potencial e as especificidades do meio online, adaptando suas produções para aproveitar melhor as ferramentas digitais (como multimídia, hipertextos, infográficos etc).
Portanto, a afirmativa está errada porque atribui à primeira geração características que são mais desenvolvidas nas gerações seguintes. A primeira geração estava mais focada na adaptação de conteúdos de outros meios, e não na criação de conteúdos exclusivos ou na interação avançada com os leitores.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na primeira geração do webjornalismo os jornais apenas republicavam o que era postado no impresso. Conforme a internet foi se popularizando, veículos dos outros meios (rádio e TV) foram entrando.
Na segunda geração, o webjornalismo começa a ser um complemento do impresso.
Hoje, na terceira geração, já temos veículos que surgiram na internet, jornais que abandonaram o impresso para seguir só no online, paywalls, conteúdos feitos para a internet
Primeira geração era quase que fazer upload do PDF do jornal para leitura online.
Na primeira geração havia apenas a transposição do material do jornal impresso para o meio digital.
Na segunda geração começaram a aparecer os primeiros portais de notícias e iniciou-se uma produção tímida de conteúdos para o web jornalismo, com o uso dos primeiros recursos como o hipertexto.
Na terceira geração consolidou-se o que teve início na segunda, com conteúdos sendo produzidos exclusivamente para o ambiente digital e passa a se beneficiar de das potencialidades da web, como hipertextos, interatividade, etc
A quarta geração é quando inicia-se o uso dos bancos de dados para a produção de conteúdo
A quinta geração é a da produção de conteúdos para o mobile.
Fonte: Jornalista Concurseiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo