Celso Furtado, ao analisar o desenvolvimento brasileiro da p...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O problema na letra "D" está no fato de que, quando se fala em regiões de mais baixa produtividade e sua relação com baixo nível salarial. Segundo Furtado, em "Formação Econômica do Brasil, é citado o exemplo de regiões em que a economia é basicamente de subsistência, ou seja, a produtividade, embora seja alta e até com superávit, não há renda e tampouco nível salarial, pois a circulação monetária e de renda é quase nula.
“O processo de industrialização começou no Brasil concomitantemente em quase todas as regiões. (...) Entretanto, superada a primeira etapa de ensaios, o processo de industrialização tendeu naturalmente a concentrar-se numa região. A etapa decisiva de concentração ocorreu, aparentemente, durante a Primeira Guerra Mundial, época em que teve lugar a primeira fase de aceleração do desenvolvimento industrial. (...) Os dados da renda nacional parecem indicar que esse processo de concentração se intensificou no após-guerra.” (Furtado, Celso. Formação econômica do Brasil, 24 ed. Rio de Janeiro. P. 238.)
Sobre a c:
“(...) O fluxo de mão-de-obra da região de mais baixa produtividade para a de mais alta, mesmo que não alcance grandes proporções relativas, tenderá a pressionar sobre o nível de salários desta última, impedindo que os mesmos acompanhem a elevação da produtividade. Essa baixa relativa do nível de salários traduz-se em melhora relativa da rentabilidade média dos capitais invertidos. Em consequência, os próprios capitais que se formam na região mais pobre, tendem a emigrar para a região mais rica. A concentração das inversões traz economias externas, as quais, por seu lado, contribuem ainda mais para aumentar a rentabilidade relativa dos capitais invertidos na região de mais alta rentabilidade.” (Furtado, Celso. Formação econômica do Brasil, 24 ed. Rio de Janeiro. P. 239-240.)
Fonte:
http://www.cursoatlas.com/construcao/economia.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo