As contribuições da escola psicanalítica que originaram as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244106 Psicologia
As contribuições da escola psicanalítica que originaram as concepções psicossomáticas conduziram ao nascimento de outras disciplinas, tais como: Psiquiatria Dinâmica, Psicologia Médica, Psicologia Hospitalar e Psicologia da Saúde. Essas novas disciplinas apresentam como denominador comum a concepção do comportamento humano como um fenômeno multifatorial e pluridimensional, no qual os conflitos intrapsíquicos e as interações comunicacionais, em especial as intra-familiares, adquirem papel preponderante na relação
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - saúde-doença

A questão aborda a influência da escola psicanalítica sobre a concepção de fenômenos psicossomáticos e como isso levou ao desenvolvimento de disciplinas como a Psicologia da Saúde. O ponto central é a visão multifatorial e pluridimensional do comportamento humano, que reconhece a importância dos conflitos intrapsíquicos e das interações comunicacionais, especialmente as intra-familiares.

Essas interações são fundamentais na compreensão da relação saúde-doença. A alternativa correta é a opção E, pois a pergunta destaca que as novas disciplinas se concentram na dinâmica entre a saúde e a doença, considerando os aspectos psicológicos e sociais que influenciam essa relação.

Justificativas para as Alternativas:

A - pessoa-grupo: Embora as interações em grupo sejam um aspecto importante no estudo do comportamento humano, a questão enfatiza uma relação mais específica, não abrangendo a interação em grupo de maneira direta.

B - indivíduo-sociedade: Esta alternativa faz referência a uma interação mais ampla, mas a questão foca em aspectos mais intrínsecos e específicos da psicodinâmica individual e familiar, que não são bem capturados por esta alternativa.

C - sujeito-outro: Esta alternativa sugere uma relação interpessoal genérica, enquanto a questão demanda uma análise que inclui aspectos de saúde e doença, indo além de meras interações interpessoais.

D - valores-conceitos: Esta alternativa não se relaciona diretamente com o aspecto psicossomático e dinâmico da relação saúde-doença discutida na questão. A questão busca ressaltar a integração entre fatores psicológicos e biológicos.

Lembre-se de que a Psicologia da Saúde busca compreender como fatores psicológicos, sociais e biológicos influenciam a saúde e o bem-estar, característica central destacada pela alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A concepção de saúde da OMS (Organização mundial de saúde) segue a mesma visão dicotômica do homem em que “saúde” é definida como “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade ou invalidez” ¹ e é a partir de tais construções teóricas que o psicólogo se insere nas instituições de promoção e prevenção á saúde, sob a égide do modelo multidisciplinar que nada mais é que o reflexo da fragmentação das disciplinas científicas “um tipo de pensamento que separa o objeto de seu meio, separa o físico do biológico, separa o biológico do humano, separa as categorias as disciplinas.” (Morim, 1983, citado por Spink, 2003: 31).

Esta questão é puramente uma cópia, com a supressão de um pequeno trecho, do livro: "Interconsulta Em Saúde Mental" (Luiz Antônio Nogueira Martins), já da primeira página Introdução, segundo parágrafo. 


                "Como resultado das contribuições da escola psicanalítica que originaram as concepções psicossomáticas, acrescidas dos estudos desenvolvidos por outras disciplinas das áreas humanas, como a sociologia, a antropologia e a psicologia social: nasceram outras disciplinas que têm sido conhecidas por diversas denominações, como Psiquiatria Dinâmica, Psicologia Médica, Psicologia Hospitalar e Psicologia da Saúde. 

              Essas novas disciplinas apresentam como denominador comum a concepção do comportamento humano como um fenômeno multifatorial e pluridimensional, no qual os conflitos intrapsíquicos e as interações comunicacionais, em especial as intra-familiares, adquirem papel preponderante na relação saúde-doença".



A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece. A doença não é mais que um construto que guarda relação com o sofrimento, com o mal, mas não lhe corresponde integralmente. Quadros clínicos semelhantes, ou seja, com os mesmos parâmetros biológicos, prognósticos e implicações para o tratamento, podem afetar pessoas diferentes de forma distinta, resultando em diferentes manifestações e desconforto, com comprometimento diferenciado de suas habilidades de atuar em sociedade. O conhecimento clínico pretende balizar a do conhecimento e da tecnologia.

http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_6.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo