Assinale a alternativa correta quanto aos objetos da Crimin...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B
O criminoso para a escola CLÁSSICA:
- O criminoso era um ser que pecou, que optou pelo mal, embora pudesse e devesse escolher o bem.
- Possuía livre arbítrio, entretanto, escolheu o caminho do mal.
- Tem caráter retributivo
- Utiliza-se também a teoria do contratualismo
---->>>>>>>>>>>>>QUESTÃO RECORRENTE em 2022 !!
2022 - VUNESP - DELEGADO SP O criminoso era um ser que pecou, que optou pelo mal, embora pudesse e devesse escolher o bem.É correto afirmar que o enunciado se refere à Escola: RESPOSTA: Clássica.
2022 - VUNESP - DELEGADO RR - A responsabilização penal é calcada na ideia do livre arbítrio, assumindo a pena caráter meramente retributivo. A escola penal retratada é: RESPOSTA: Escola Clássica.
2022 CESPE - DEFENSOR TO - A Escola que utilizada teoria do contratualismo:RESPOSTA: Escola Clássica.
2022 - DPE- PA- A figura do delinquente como um individuo que optou pelo mal, decorre:RESPOSTA: Escola Clássica.
2022 CESPE - DPE -Utiliza-se da teoria do Contratualismo a Escola. RESPOSTA: Clássica.
GABARITO: LETRA B
A) O conceito de crime para a Criminologia é o mesmo conceito adotado para o Direito Penal, ou seja, o crime é um fato típico, antijurídico e culpável.
A criminologia considera crime como fenômeno social, abrangendo a sociologia jurídica, a penologia e a etiologia criminal.
B) Para Escola Clássica da Criminologia, o criminoso é um ser que pecou, que optou pelo mal, embora pudesse e devesse escolher o bem.
C) A vítima, via de regra, foi protagonista no crime, motivo pelo qual é dado o nome de “idade de ouro da vítima” ao período compreendido desde os primórdios da civilização até o fim da Alta Idade Média.
A vítima não possui papel de protagonista no contexto social, via de regra. Pelo contrário, a vítima passou por longo período de neutralização, ocorrido do fim do período da Alta Idade Média até o fim da 2ª Guerra Mundial, momento em que inicia-se o seu redescobrimento para a justiça criminal até os dias atuais.
D) Para alcançar as metas do Controle Social, as organizações sociais utilizam dois sistemas articulados entre si: o controle social formal, a exemplo de clubes de serviços; e o controle social informal, a exemplo do Direito Penal.
Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc
E) Para a Criminologia, o estudo da vítima passa por uma classificação – primária, secundária e terciária –, na qual a vitimização primária caracteriza-se pelo mau atendimento dos integrantes dos órgãos estatais, seja pela burocracia, seja pela falta de sensibilidade dos operadores do direito.
A vitimização pode ser primária, secundária ou terciária. Dentre outras definições que estudiosos da Vitimologia podem apresentar, podemos afirmar que a vitimização primária é aquela que decorre direta e imediatamente da prática delitiva. A vitimização secundária é o produto da equação que envolve as vítimas primárias e o Estado em face do exercício do controle formal. Em outras palavras, é o ônus que recai na vítima em decorrência da operação estatal para apuração e punição do crime. A vitimização terciária é a provocada pelo meio social, normalmente em decorrência da estigmatização trazida pelo tipo de crime.
Eu entendo que a letra C está correta.
Uma vez que existe a mesma afirmação em vários artigos na internet que tratam da Idade de Ouro da Vítima, e inclusive na sinopse de criminologia Natacha Alves de Oliveira.
A meu ver o "em regra" da afirmativa não retira sua veracidade.
Assertiva B
Para Escola Clássica da Criminologia, o criminoso é um ser que pecou, que optou pelo mal, embora pudesse e devesse escolher o bem. livre arbitrio
Vitimização primaria - Efeitos diretos e indiretos do crime ex: dor de cabeça por ter sido furtado e a perda do patrimonio
Vitimização secundaria - Persecução penal pelo estado ex: efeitos traumaticos da vitima por reviver algo que aconteceu no passado e ter que relatar na delegacia por ser vitima de estrupo
Vitimização terciaria - Gerada pela sociedade ex: esquecimento do estado e preconceito da sociedade, vizinhos ficam falando mal de você por algo que aconteceu no passado por vc ter cometido um crime ou ter sido vitima de uma crime
FONTE: Meus resumos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo