De acordo com as Teorias Sociológicas que buscam explicar o ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: E
a) ERRADO Sutherland, em 1940, propôs a expressão “White-collar crime” para os crimes praticados por pessoas respeitáveis e com status social elevado. Esse conceito foi formulado tendo como pressuposto as ideias expostas na teoria da associação diferencial.
(CESPE) De acordo com a teoria de Sutherland, os crimes são cometidos por pessoasque convivem em grupos que que realizam e legitimam ações criminosas. (CERTO)
(VUNESP) Os estudos de Sociologia Criminal de Sutherland (Teoria da Associação Diferencial) estão principalmente ligados aos crimes de colarinho branco e tiveram como foco os Estados Unidos da América (CERTO)
(AOCP) Sutherland, em 1940, propôs a expressão “White-collar crime” para os crimes praticados por pessoas respeitáveis e com status social elevado. Esse conceito foi formulado tendo como pressuposto as ideias expostas na teoria da associação diferencial. (CERTO)
b) ERRADO ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL - Baseado no pensamento de Edwin Sutherland (white colar crimes); O comportamento criminoso é um comportamento aprendido, uma influência do meio. O grau de aprendizado do comportamento criminoso varia conforme a proximidade existente entre as pessoas. A desorganização social causada pela perda da origem e raízes pessoais e a inexistência de controle social informal fomentam a prática de delitos.
(AOCP) Sutherland, em 1940, propôs a expressão “White-collar crime” para os crimes praticados por pessoas respeitáveis e com status social elevado. Esse conceito foi formulado tendo como pressuposto as ideias expostas na teoria: R:Associação Diferencial,
c) ERRADOA teoria em apreço – que se insere no rol das “Teorias do Processo Social” - se propõe a compreender a delinquência não como fenômeno real, mas sim como fenômeno definitorial. É dizer, como fenômeno atribuído contra os membros das classes sociais marginalizadas por aqueles que manejam o poder. Trata-se, por isso, de uma explicação fatorial da criminalidade, já que esta, como se concebe no labelling approach.
FCC – Defensor Público - A teoria do labelling approach dispõe-se a estudar, dentre outros aspectos do sistema punitivo, os mecanismos de reação social ao delito e a influência destes na reprodução da criminalidade. (CERTO)
d) ERRADO Teoria da Associação Diferencial: Teoria do Consenso - Desenvolvida por Edwin Sutherland. O norte-americano defende que o crime decorre de um aprendizado por meio de comunicação entre as pessoas. Portanto, se um determinado indivíduo conviver em um ambiente hostil ou estiver exposto a uma atmosfera tendenciosa às práticas de ações ilícitas, é provável que ele venha a delinquir. Isso acontece porque um dos fatos geradores para que um crime seja cometido é, exatamente, a imitação de um comportamento
e) GABARITO
GABARITO: LETRA E
TEORIA DA ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL/TEORIA DE SUTHERLAND: encabeçada por Edwin Sutherland, representante mais conhecido dessa teoria e a quem se atribui o nome teoria da associação diferencial propriamente dita. Notabilizou-se por buscar uma explicação para a criminalidade de colarinho branco, visto que, segundo ele, os conceitos de desorganização social, falta de controle social informal e distribuição ecológica não seriam capazes de explicar a criminalidade dos poderosos, uma vez que estes residiam nas melhores regiões da cidade e não tinham qualquer desadaptação social ou cultural.
TEORIA DO ETIQUETAMENTO: surgiu nos EUA em 1960, sendo sua premissa principal que a rotulação dos criminosos cria um processo de estigma aos condenados, com caráter seletivo e discriminatório, uma vez que a prisão possui uma função reprodutora: o indivíduo rotulado como criminoso assume finalmente o papel que lhe é designado. Foi uma das mais importantes teorias do conflito, seus principais expoentes foram Erving Goffman e Howard Becker. Tem o controle social como seu principal objeto de estudo.
TEORIA DA ANOMIA: desenvolvida por Robert Merton, influenciado por Durkheim, enfatiza que as causas das condutas desviadas estão relacionadas ao estado de anomia, fruto de um processo de desintegração social derivado do abandono das regras, em geral ocasionado pela falta de valores e princípios.
Assertiva E
A anomia, como uma espécie de confusão de normas ou um encontro de normas conflitantes, é o primeiro passo para o estudo da subcultura delinquente(falta de lei ou ausência de normas de conduta )
Gabarito E... Porém ... o termo anomia deriva da ausência de lei ou de regra.
Gab. E PMCE avante guerreiros!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo