No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104950 Português
Texto II

   Um senhor que conheci fez-se uma celebridade em astronomia, com auxílio dos saraus que lhe eram oferecidos pelos amigos (...). E tudo isso com mais uns amigos dedicados a lhe oferecer bailes, por ocasião das suas portentosas descobertas nos céus ignotos, levaram o governo da Bruzundanga a nomeá-lo diretor (...).

   Para obviar tais inconvenientes, houve alguém que teve a ideia de “canalizar”, de “disciplinar” o entusiasmo do povo bruzundanguense, entusiasmo tão necessário às manifestações que lá há constantemente, e tão indispensáveis são ao fabrico de grandes homens que dirijam os destinos da grande e formosa República (...).

Lima Barreto. Os bruzundangas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Coleção Biblioteca Básica Brasileira, 2023, p. 106 (com adaptações).



No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto II, julgue (ou E) o item seguinte.


Evidencia-se no texto o emprego de paradoxo, que remete, em sentido conotativo, ao oposto daquilo que de fato o narrador afirma.


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado!

Paradoxo: É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O sentido conotativo, também conhecido como sentido figurado, é um tipo de linguagem que usa palavras com um significado que vai além do literal e do dicionário. Esse sentido é subjetivo e pode ser interpretado de diferentes formas, dependendo do contexto e de quem o lê ou ouve. 

GABARITO: ALTERNATIVA ERRADA

Embora o texto tenha um tom crítico e irônico, ele não apresenta um paradoxo. O narrador descreve de forma coerente as circunstâncias em que o personagem foi alçado à posição de destaque, ressaltando a superficialidade das suas "conquistas" e a artificialidade do reconhecimento social. O trecho utiliza ironia para criticar os valores e práticas da sociedade de Bruzundanga, mas não há uma contradição lógica (que seria característica de um paradoxo).

Quero ver no dia da prova marcar como errado 7 questões seguidas kkkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo