A Criminologia Moderna entende que o delito está diretamente...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
PREVENÇÃO PRIMÁRIA
Têm-se abordagens que buscam prevenir a violência, ou seja, agir antes que ela ocorra. Exemplo: resolução de carências(casa, trabalho, distribuição de rendas).
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA
Trata-se de abordagens centradas nas reações mais imediatas à violência. Exemplo: cuidados médicos, tratamento de doenças, serviços de emergência.
PREVENÇÃO TERCIÁRIA
São abordagens que focam os cuidados prolongados após a violência. Exemplo: reabilitação, reintegração, esforços para diminuir o trauma.
GABARITO: C
Resumo sobre Criminologia Moderna
-->>>>>>>>>>>>>>SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CRIMINOLOGIA MODERNA:
1. caracterização do crime como problema;
2. ampliação do objeto do estudo da criminologia (examinando não só o crime e o criminoso, mas também a vítima e o controle social);
3. o saber criminológico tem seu enfoque na prevenção e não exclusivamente na obsessão de repressão;
4. preocupação com tratamento é substituída pela intervenção, por consistir em noção mais dinâmica e complexa do fenômeno delitivo;
5. não renuncia a uma análise etiológica do delito (de investigação da criminogênese, ou seja, das causas do delito)
~PREVENÇÃO
- Prevenção primária: ações dirigidas a toda a população, de modo generalizado, e destinam-se a neutralizar o problema antes que ele se manifeste, através de programas na área de educação, moradia, trabalho, socialização, bem-estar social, etc. Opera a média e longo prazos.
- Prevenção secundária: atua em áreas pré-estabelecidas, onde os índices de criminalidade são maiores, se orientado de forma seletiva a particulares setores da sociedade. Opera a curto e médio prazos.
- Prevenção terciária: os programas de prevenção terciária têm por destinatária a população carcerária e buscam evitar a reincidência criminal, agindo diretamente sobre a figura do condenado.
Assertiva C
A prevenção terciária tem como foco o preso, visando sua recuperação por meio de medidas socioeducativas.
è Formas de prevenção da infração penal:
O fator que diferencia cada uma dessas modalidades de prevenção é o cronológico ou temporal. A prevenção primária incide muito antes do cometimento do crime. A secundária, logo após o crime e, finalmente, a terciária, muito tempo depois do cometimento do crime.
· Prevenção primária: ocorre antes do crime, não tem público específico, atinge a raiz do conflito criminal. Confunde-se com as políticas públicas de habitação, saúde, educação e emprego. Incide muito antes do crime se manifestar. Atinge as raízes dos crimes. É algo que produz, no entanto, frutos a longo prazo.
Ex.: Saúde, educação, lazer.
· Prevenção secundária: vai atuar onde o crime se exterioriza ou se manifesta. São as chamadas zonas quentes de criminalidade. Atua após a existência do crime, tendo como alvos locais onde os crimes já acontecem e são mais avançados.
Tem uma ação mais concentrada e foco nos setores da sociedade com problemas criminais, em áreas de maior violência, não no indivíduo.
Ex: invasão do Exército Brasileiro no morro do alemão, UPP's, ações na cracolândia (CURTO E MÉDIO PRAZO).
Confunde-se com a repressão penal.
· Prevenção terciária: apenado e recluso. Objetivando evitar a reincidência e possibilitar uma ressocialização.
Possui apenas um destinatário, a população carcerária visando sua recuperação e evitando a reincidência. Prevenção tardia.
CONTROLE SOCIAL/ PREVENÇÃO (ótica moderna)
Primária
- Liga-se à origem do conflito, visando sua neutralização antes do acontecimento do delito. Dirigindo a todos os cidadãos, reclamando prestações sociais e intervenção comunitária. Ligado aos direitos fundamentais e Estado de Direito. É a prestação positiva do Estado a sociedade. Valorização da cidadania através do atendimento de necessidades básicas.
- Ex: implementação de políticas públicas sociais na área de educação, emprego, moradia, lazer, saúde, etc.
- resultado: médio e longo prazo.
- momento: antes da ocorrência do crime.
- Destinação: Genérica (aplicada a todos)
Secundária
- Conjunto de ações policiais destinado a setores específicas da sociedade. Atua na exteriorização do conflito. Focado em grupos vulneráveis.
- Ex.: programas de prevenção policial, ordenação urbana, câmeras de segurança
- Momento: dentro do percurso da infração (iminência ou posterior ao crime)
- Resultado: curto e médio prazo.
Terciária
- Voltada a população carcerária/ reeducando/ sentenciado/ condenado. Também conhecida como tardia, pois corre depois do cometimento do crime. Tem função ressocializadora. Tem caráter punitivo para evitar que ele volte a delinquir (reincidência). Direitos previstos na lei 7210/84
- São políticas voltadas ao preso e ao egresso visando seu reingresso a sociedade.
- Momento: crime já aconteceu
- Resultado: evitar a reincidência
Frisa-se que as prevenções primária, secundária e terciária complementam-se são compatíveis, não sendo necessário optar uma ou outra, pois o Estado deve atuar nas três frentes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo