Em relação aos sentidos do texto III, julgue (C ou E) o ite...
Em relação aos sentidos do texto III, julgue (C ou E) o item a seguir.
Entende-se da leitura do segundo e do terceiro parágrafos que o sentido dado pela autora ao termo “alteridade” é o de distinção entre a humanidade resultante da “experiência ocidental” e da ‘evolução social’ e os outros, caracterizados como o ‘bom selvagem’ e os ‘novos homens’.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO VERDADEIRO
No segundo e terceiro parágrafos, a autora utiliza o termo “alteridade” para enfatizar a distinção entre a humanidade moldada pela experiência ocidental e a visão de Rousseau sobre os “novos homens” e o “bom selvagem”. Esses últimos são apresentados como modelos opostos, representando a ideia de uma bondade original não corrompida pela evolução social, contrastando com a decadência associada à sociedade ocidental. Assim, o sentido de “alteridade” está ligado à diferenciação entre esses dois polos.
Alternativa Verdadeira
Segundo parágrafo: Introduz a noção do "bom selvagem" de Rousseau, representando um modelo alternativo à sociedade ocidental.
Terceiro parágrafo: Explicitamente menciona a "alteridade desses 'novos homens'" como um modelo que se contrapõe à "experiência ocidental". A frase "Rousseau encontrava um modelo ideal nesse 'outro' tão distante do 'nós, ocidentais'" reforça essa ideia de alteridade como a qualidade de ser outro, diferente, em oposição ao "nós" ocidental.
Portanto, a interpretação de que "alteridade" se refere à distinção entre a humanidade resultante da experiência ocidental e aqueles caracterizados como "bom selvagem" e "novos homens" está correta, pois o texto enfatiza essa oposição. A autora usa "alteridade" para marcar a diferença fundamental entre esses dois modos de existência.
Bons estudos!
De fato, ao suscitar sobre alteridade a autora até faz uma menção entre os novos homens, com os homens advindos da sociedade ocidental, o que foi posteriormente justificado com a seguinte fala trazida por ela de Rousseau: “se há uma bondade original da natureza humana, a evolução social corrompeu-a”.
Ou seja, todos nascem iguais, porem a sociedade irá criar distinções entre os indivíduos.
Gabarito: Certo
Lendo os trechos 5x, entende
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo