Os métodos de análises para quantificação de sulfeto descrit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2472392 Química
Os métodos de análises para quantificação de sulfeto descritos na literatura são inúmeros, envolvendo ensaios de espectrofotometria, cromatografia, potenciometria, entre outros. Estes métodos diferem entre si em função da precisão, custo e disponibilidade de equipamentos para suas análises. Assim, dentre esses, destacam-se o método espectrofotométrico com azul de metileno; o método potenciométrico com a utilização de um eletrodo íon seletivo para sulfeto; e a iodometria. Nesse sentido, considerando a iodometria como um método de determinação de sulfeto, avalie as afirmativas a seguir:


I. A iodometria é um método direto de determinação de sulfeto, no qual se faz uma titulação envolvendo iodo e tiossulfato de sódio. O íon tiossulfato (S2O3 -2) é um agente oxidante moderadamente forte e na presença de iodo, ele é reduzido para formar tetrationato (S4O6 -2), conforme demostrado pela equação: 2S2O3 -2 S4O6 -2 + 2e-


II. O indicador usado nas titulações é uma solução de amido 1% (m/v), que, ao reagir com o iodo, desenvolve uma cor azul devido à absorção do iodo pela cadeia helicoidal β-amilose, um constituinte macromolecular da maioria dos amidos. O amido se decompõe irreversivelmente em soluções com elevadas concentrações de iodo, portanto, na titulação de soluções de iodo com íons tiossulfato, a adição do indicador é adiada até que a cor da solução mude de vermelho para amarelo.


III. A determinação de H2S por este método se dá diretamente pela reação que este composto faz com o iodo: H2S + I2 ⟷ S(s) + 2H+ + 2I- . No entanto, se faz necessária a produção de um “branco” com água destilada, porque o cálculo da concentração de sulfeto se dá pela diferença entre o volume gasto na titulação do branco e volume gasto na titulação da solução de H2S.



Assinale
Alternativas